feira_livro

Estandes são montados na área externa da Biblioteca Comunitária, próximos à Livraria da EdUFSCar. (Foto: Heber Dutra / Coordenadoria de Comunicação Social – UFSCar)

A XII Feira do Livro da UFSCar, realizada entre os dias 5 e 7 de maio no Campus São Carlos da UFSCar, reuniu mais de 20 editoras e público estimado em mais de duas mil pessoas. O evento, organizado pela EdUFSCar, com o apoio do SESC São Carlos e da Editora e Gráfica Compacta, está em sua 12ª edição, e promoveu as já tradicionais palestras com autores, neste ano com a jornalista Katia Saisi e o escritor, músico e professor universitário José Miguel Wisnik.

Nos três dias de evento, foram vendidos mais de quatro mil livros com descontos de 20% a 40%, sendo que, deste total, aproximadamente 10% foram títulos publicados pela própria EdUFSCar. O Diretor da EdUFSCar, Oswaldo Mário Serra Truzzi, destaca a marca de 12 edições consecutivas da Feira e avalia o constante crescimento da venda de exemplares ao longo dos anos. “Creio que por ser um evento na área de divulgação, promoção e popularização dos livros e de seus autores, 12 edições ininterruptas de nossa Feira constituem uma marca importante, porque sinaliza nosso compromisso contínuo em aproximar leitores de seu objeto de interesse por excelência – o livro. Ano a ano, a Feira, que não é só de livros universitários, extrapola a marca anterior de exemplares comercializados, o que demonstra a enorme carência de oferta de livros a preços mais vantajosos, como os praticados durante o evento”, afirma Truzzi.

Neste ano, assim como nos dois anos anteriores, a EdUFSCar realizará a Feira também nos campi Araras e Sorocaba, e pela primeira vez no Campus Lagoa do Sino, em datas a definir. Truzzi chama atenção para a programação cultural, que reúne anualmente importantes autores de diferentes áreas. “Contamos com a presença de autores para conversar com leitores, aproximando-os, o que incentiva tanto a leitura, como também às vezes o próprio esforço de escrever, de se tornar um autor. Já trouxemos muitas figuras interessantes, algumas unanimidades, outras mais polêmicas, como Zuenir Ventura, Sergio Telles, Caco Barcellos, Paulo Markun, Fernanda Young, Dalmo Dallari, Arnaldo Antunes, Rui Castro, e Ignácio de Loyola Brandão. Todos eles, sem exceção, deram seu recado como autores, desafiando a audiência a refletir, a pensar e, assim, a seu modo, contribuíram para criar e cativar leitores”, reflete. “É uma fórmula em que todos saem ganhando: o público, que toma contato com autores e com as novidades do mercado editorial a preços mais convidativos; a EdUFSCar, porque cumpre seu papel e se viabiliza financeiramente; e os próprios convidados, que em geral apreciam a oportunidade de dialogar com nossa comunidade. Por isso a organização da Feira, que só se torna possível com os esforços de toda a equipe da Editora, é tão prazerosa, e traz uma série de resultados positivos, o que nos enche de satisfação”, complementa Truzzi.

Comentários desativados em XII Feira do Livro da UFSCar reúne mais de 20 editoras e vende mais de quatro mil exemplares

Filed under Eventos