Visita de integrantes da Administração Superior a Sorocaba dá continuidade ao acompanhamento e esclarecimentos sobre processos em andamento no Campus

No dia 22 de agosto, um conjunto de integrantes da Administração Superior da UFSCar esteve no campus Sorocaba para participar de reuniões voltadas à aproximação entre a equipe administrativa e a comunidade do Campus. Os objetivos são o acompanhamento de um número grande de processos em andamento, especialmente aqueles relativos à infraestrutura; o esclarecimento sobre as diferentes atribuições dos envolvidos nesses processos; e, também, o equacionamento de problemas relacionados ao fluxo de informações e à comunicação entre os campi.
No período da manhã, o Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Manoel Fernando Martins, e o assessor da Reitoria para assuntos relativos ao Reuni e à Pró-Reitoria de Administração, Néocles Alves Pereira, reuniram-se com o Diretor do Campus, Isaías Torres; o Coordenador Administrativo do Campus, Carlos Eduardo Vanucci; e o Diretor da Divisão de Infraestrutura e Desenvolvimento Físico, Carlos Azevedo Marcassa. Participaram também, por videoconferência, o Assessor da Reitoria para Planejamento Físico, Luiz Falcoski; o Prefeito Universitário do campus São Carlos, Rogério Fortunato Júnior; e o Diretor da Divisão de Engenharia Elétrica e Telecomunicações de São Carlos, Antônio Frederico Comin. No mesmo período, a Pró-Reitora de Graduação, Emília Freitas de Lima, esteve reunida com os coordenadores de curso e, em seguida, com os estudantes. Na parte da tarde, o Vice-Reitor da UFSCar, Pedro Manoel Galetti Junior, participou da reunião do Conselho de Centro, acompanhado, além dos integrantes da equipe administrativa já mencionados, pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes, e pela Assessora da Reitoria para Projetos Especiais, Nancy Vinagre Fonseca de Almeida.
Informações sobre alguns dos processos abordados nas reuniões estão relatadas a seguir. Também ficou definido que haveria um cronograma de visitas dos pró-reitores ao Campus nos próximos meses, que pode ser conferido aqui.
Os integrantes da comunidade universitária que ainda tiverem dúvidas ou quiserem mais informações sobre os processos relatados, bem como sobre outros não abordados aqui, podem entrar em contato pelo e-mail aecr@ufscar.br, para que as solicitações sejam encaminhadas aos setores diretamente responsáveis pelos temas em questão.

Energia elétrica
Em relação às quedas no fornecimento de energia elétrica que atingiram o campus Sorocaba no início deste ano, foram recuperadas as informações sobre as providências já adotadas, relatadas anteriormente aqui no Blog da Reitoria. Os estudos realizados apontaram que as quedas estavam relacionadas à qualidade da energia fornecida pela CPFL à Universidade e, com acompanhamento permanente da gestão da Universidade, a empresa tomou providências para sanar o problema. Recentemente, no início dos meses de julho e agosto, houve duas novas ocorrências e, em contato com a CPFL, foi informado que os problemas foram causados por procedimentos de manutenção na rede elétrica não comunicados anteriormente à Universidade. Ontem (3/9) houve novas quedas e, tão logo informada do problema, a Administração Superior enviou solicitação de esclarecimento urgente à CPFL – já que as evidências indicam causas externas ao Campus –, questionamento este ainda não respondido até o momento.
Internamente, está prevista a realização de dois grandes processos licitatórios envolvendo a infraestrutura de elétrica. O primeiro desses processos diz respeito à rede elétrica do edifício ATLab, com ações que envolvem, dentre outros aprimoramentos, a possibilidade de instalação de ventiladores em todas as salas de aula e de ar condicionado no auditório. O Termo de Referência para início do processo de licitação referente à elaboração do projeto para execução da obra foi encaminhado à Direção do Campus no dia 27 de junho, para análise, levantamento de orçamentos e encaminhamento à ProAd. Assim que for encaminhado, a previsão de prazos é: 45 dias para o processo licitatório do projeto, 60 dias para elaboração do projeto, 30 dias para licitação do serviço e 60 dias para execução do serviço.
Outro processo diz respeito a um conjunto de aprimoramentos na rede elétrica em outros locais do Campus, relacionados à liberação de capacidade do edifício de laboratórios didáticos e Finep 1 e à preparação da rede para os edifícios em construção no Campus, dentre outros. A documentação também já foi encaminhada à Direção do Campus, no dia 22 de maio, e, após o envio à ProAd, os prazos são semelhantes ao processo anterior, com a diferença de que a execução do serviço deverá levar apenas 30 dias.
Há também quatro outros processos mais simples em andamento. Esses processos dizem respeito à contratação de serviço para manutenção da iluminação pública (requisição e orçamentos estão sendo providenciados pela Direção do Campus); à energização da cabine de energia elétrica localizada junto à Biblioteca (aguardando envio do Termo de Referência à ProAd); à manutenção preventiva da cabine primária de entrada de energia e a teste de isolamento da rede interna (processo que sofreu atraso devido à greve dos servidores técnico-administrativos e está sendo retomado pela ProAd); e à aquisição de novo nobreak para a cabine de lógica (em processo de compra pela ProAd).
Outra providência já tomada foi a contratação emergencial de equipe de manutenção elétrica, por contrato iniciado em março e prorrogado até o final de outubro. A licitação para contratação de equipe permanente de manutenção predial, incluindo, além de serviços elétricos, reparos na rede hidráulica e pequenas obras de construção civil, sofreu recurso que resultou em cancelamento e, neste momento, está sendo processada para que possa ser reencaminhada. Por fim, foi realizado concurso público para contratação de Engenheiro Elétrico para o Campus. Como o candidato aprovado em primeiro lugar é oriundo da área de Engenharia Mecatrônica, que confere habilitações próprias da Engenharia Elétrica, foi solicitado parecer de representante do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que reconheceu as habilidades do profissional. O parecer está, no momento, em análise pelo Diretor da Divisão de Infraestrutura e Desenvolvimento Físico do campus Sorocaba, à qual o novo servidor estará vinculado.
Foram tomadas medidas também para buscar junto à CPFL ressarcimento de eventuais danos materiais (queima de equipamentos) causados pelas frequentes quedas de energia. A Procuradoria Jurídica da Universidade elaborou modelo para a organização dos dados a serem encaminhados à Companhia e, até o momento, a Direção do Campus já encaminhou informações relativas a quatro equipamentos danificados, em um valor estimado em cerca de R$ 8 mil. A PJ encaminhará a documentação à CPFL.

Internet
A velocidade no acesso à Internet também é uma dificuldade que aflige o campus Sorocaba. Inicialmente, haviam sido encaminhadas licitações emergenciais para acréscimo, ao link de 8 Mbps existente atualmente, de novos links de 10 Mbps e 34 Mbps. Porém, como também já informado anteriormente aqui no Blog da Reitoria, conversações do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, com a Presidência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), resultaram no anúncio, em abril deste ano, da instalação de link de 3 Gbps em Sorocaba. Desde então, a Administração Superior vem acompanhando esse processo de perto, junto à RNP e, também, à Telefônica (empresa responsável pela operacionalização do link). O prazo máximo estimado para a conclusão do processo foi de até 90 dias. Gestões da Administração permitiram que o campus Sorocaba fosse definido como prioridade entre outros links a serem instalados e, no dia de hoje, está acontecendo a primeira das visitas técnicas necessárias à instalação. Com o novo link, a velocidade de conexão aumentará em mais de 300 vezes, e a taxa de transmissão por usuário será praticamente a mesma nos três campi da UFSCar.

Água e Telefonia
Em relação a problemas no fornecimento de água, foi equacionada a perfuração de novo poço artesiano no Campus, que já está operante. Restam ainda problemas relacionados a vazamento na rede que abastece a Casa de Vegetação. Porém, frente a gestões da Administração da Universidade, estão sendo realizados neste momento (dias 3 e 4 de setembro) serviços de manutenção pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela instalação da rede hidráulica do Campus. Anteriormente, já havia sido realizada manutenção preventiva na rede destinada ao combate a incêndios.
Outro problema já equacionado diz respeito aos serviços de telefonia disponíveis no Campus. O contrato entre a Universidade e a Telefônica foi revisado, o que ampliou para cerca de 256 Kbps a banda de telefonia disponível, resultando em aprimoramento significativo da qualidade das ligações.

Obras
Estão em andamento, no campus Sorocaba, três grandes obras de construção dos edifícios AT2, de salas de professores e da pós-graduação, todas possibilitadas por recursos adicionais para implementação do Campus negociados junto ao Ministério da Educação pelo Reitor da UFSCar. A primeira etapa dessas obras – fundamentos e estrutura – foi concluída no início de agosto. A licitação para execução dos projetos executivos de engenharia e arquitetura para a segunda etapa – fechamento, acabamento e cobertura – também sofreu atrasos devido à greve dos servidores técnico-administrativos e está sendo processada neste momento. Como já havia ocorrido atrasos no começo da primeira etapa devido a dificuldades na definição da localização dos edifícios e na obtenção de licenças ambientais, o conjunto não ficará pronto no prazo definido inicialmente. Para sanar problemas relacionados, especialmente, à demanda por salas de aula nos próximos semestres, a Prefeitura Universitária e a Pró-Reitoria de Graduação já estão realizando um primeiro levantamento do espaço disponível e das necessidades, para que seja possível formular alternativas de solução juntamente com a administração do campus Sorocaba.

Viagens de campo
Uma preocupação manifestada pelos coordenadores de curso e estudantes que estiveram reunidos com a Pró-Reitora de Graduação foi com as viagens de campo previstas nos projetos pedagógicos de alguns cursos que não puderam ser realizadas ao longo do primeiro semestre, devido a dificuldades e atrasos no encaminhamento das demandas à Pró-Reitoria de Administração. No momento, está em andamento o processo para contratação dessas viagens – atrasado também devido à greve – e ficou acordado que a Direção do Campus ficará responsável pelas negociações visando a reprogramação das viagens, para que não haja prejuízo à formação dos estudantes.

Calendário acadêmico
Também na reunião com a Pró-Reitora de Graduação, foi destacada a importância do cumprimento integral e presencial do calendário acadêmico para conclusão das atividades do primeiro semestre após a greve docente e início do segundo semestre definido pelo Conselho de Graduação. Nesse sentido, Emília Freitas de Lima esclareceu os limites da utilização de ferramentas de ensino a distância para a reposição das aulas, reiterando que as atividades devem ser realizadas presencialmente.
Os estudantes também manifestaram dúvidas sobre as datas para transferências, matrícula e cancelamento de disciplinas. A Pró-Reitora explicou que o calendário acadêmico-administrativo também passou por alterações para acompanhar as atividades acadêmicas e, desse modo, não haverá prejuízos às transferências, bem como aos demais procedimentos administrativos. Os novos calendários estão disponíveis para consulta na página da ProGrad.

Outros
Outros assuntos abordados foram o funcionamento do Restaurante Universitário, os serviços de transporte (motoristas) prestados ao Campus e a construção do campo de futebol.
No que diz respeito ao fornecimento de refeições, o contrato com a empresa responsável pela gestão do RU terminou no dia 25 de agosto. Inicialmente, havia a expectativa de renovação desse contrato; porém, a empresa informou não ter interesse na continuidade já durante a paralisação dos servidores técnico-administrativos. Frente a essa informação, a Administração Superior, juntamente com a Direção do campus Sorocaba, preparou documentação para contratação emergencial de nova empresa, que já está atuando, e está em andamento o processo para contratação definitiva dos serviços.
Quanto ao contrato com empresa que fornece o serviço de motoristas para os veículos utilizados pelo Campus, em relação ao qual vinham sendo enfrentados problemas referentes aos limites de horas extras a serem cumpridas pelos profissionais disponíveis, avaliou-se que a melhor opção, neste momento, não seria a realização de nova licitação – que deixaria o Campus sem o serviço por algum tempo –, mas sim a renovação do contrato atual com aprimoramentos na sua gestão, relacionados tanto às negociações com a empresa quanto à otimização do uso desses serviços (especialmente com a ampliação da utilização de videoconferências para a realização de reuniões entre os campi), o que tem diminuído as dificuldades enfrentadas.
Por fim, em relação à construção do campo de futebol, o contrato já está assinado e o processo de início da obra – prevista para ser concluída em 120 dias – depende apenas de uma autorização ambiental, que está sob a responsabilidade da Direção do Campus e prevista para ser equacionada nos próximos dias.

Comentários desativados em Visita de integrantes da Administração Superior a Sorocaba dá continuidade ao acompanhamento e esclarecimentos sobre processos em andamento no Campus

Filed under Gestão

Comments are closed.