Vice-Reitor recepciona integrantes do Projeto Caminos

Reunião do Projeto Caminos é aberta pelo Vice-Reitor Walter Libardi. Foto: Stela Martins (AECR/UFSCar)

Na manhã desta quinta-feira(30/11) o Vice-Reitor Walter Libardi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)participou da abertura e recepção dos participantes da reunião de trabalho do Projeto Caminos.
Os convidados foram recepcionados com uma apresentação musical na Biblioteca Comunitária onde também aconteceram as reuniões.
Em sua fala na na abertura desse encontro de trabalho do Projeto Caminos, o Vice-Reitor Walter Libardi deu as boas vindas aos participantes: “É uma honra recebê-los na Universidade Federal de São Carlos. Desejamos que se sintam bem vindos e que o trabalho seja proveitoso pois certamente o número de beneficiados será muito grande.”.
O Projeto Caminos é um consórcio formado por 28 instituições da América Latina e da Europa com o objetivo de desenvolver e promover um modelo comum de gerenciamento de apoio à mobilidade acadêmica, para Instituições de Ensino Superior, associações e redes de universidades.
Desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus + Capacity Building, uma iniciativa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto, o Projeto Caminos esteve reunido na UFSCar para trabalhar a integração regional, baseado em programas bi e multilaterais de mobilidade estudantil, de pesquisadores, professores e técnicos da América do Sul.
Estiveram presentes representantes da Universidade de Bolonha (Itália); Universidade Técnica de Berlim (Alemanha); Universidade Católica do Norte (Chile); Universidade Técnica Particular de Loja (Equador); Universidade de Ibague (Colômbia); Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras; Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM); Conselho de Reitores das Universidades Chilenas; Associação das Universidades Colombianas; Conselho Interuniversitário Nacional (Argentina); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Federal do ABC (UFABC); e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“Esse encontro foi muito importante pois é o 3º Grupo Focal, um grupo de discussão sobre a mobilidade acadêmica entre as Universidades de toda a América Latina e como melhorá-lo promovê-lo dentro da América Latina, um aspecto muito importante para melhorar a educação na América Latina.”, declarou Elizabeth Colucci, uma das coordenadoras do projeto pela OBREAL (Observatório de las Relaciones Europa – America Latina, da Universidade de Barcelona).
O encontro encerrado nesta sexta-feira (01/12) debateu ainda questões como os recursos para a realização do intercâmbio entre as Universidades, o reconhecimento dos créditos dos estudantes desse intercâmbio e o guia que será criado em 2018 para orientar como explorar essa mobilidade e dar seguimento aos programas já existentes para os Conselhos e as Redes de Universidades.

Leave a Comment

Filed under Eventos, Internacionalização

Comments are closed.