Vice-Reitor da UFSCar participa de reunião do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações com a comunidade científica

O Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, esteve presente em reunião de representantes da comunidade científica com o Ministro Interino do recém-criado Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, realizada no dia 1º de junho no campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Paulo. O encontro foi agendado a convite do Reitor da USP, Marco Antonio Zago, e foi marcado pelo debate sobre a fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações, que vem sendo questionada pela comunidade científica. Na ocasião, Oliveira também apresentou a demanda específica das Instituições Federais de Ensino Superior por recursos do Governo Federal para financiamento da contrapartida exigida por agências de fomento estaduais em editais voltados a grandes projetos de pesquisa, como, por exemplo, os Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, financiados pela Fapesp).

A UFSCar também tem participado, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), de um conjunto de outras negociações preliminares entre o governo interino e as IFES. No dia 2 de junho, a Diretoria Executiva da Andifes esteve reunida com o Ministro Interino do MEC, Mendonça Filho, ocasião em que foi entregue ofício da Associação que afirma princípios e registra compromissos assumidos anteriormente pelo Governo e pendências a serem equacionadas. A expectativa é que Mendonça Filho participe de reunião do Conselho Pleno da Andifes agendada para o dia 22 de junho. A Associação também já havia participado, no dia 24 de maio, de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, quando se manifestou contrária à fusão entre o MCTI e o Ministério das Comunicações, posição esta reiterada em reunião realizada no dia 8 de junho com Gilberto Kassab, da qual a Andifes participou a convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Nós estamos muito apreensivos com toda a instabilidade no País e, nesse cenário, a primeira ação deliberada na Andifes foi pela solicitação dessas audiências para que a Associação possa cobrar os compromissos previamente assumidos e o equacionamento de situações críticas, especialmente aquelas relacionadas ao orçamento e ao repasse de recursos financeiros às IFES. Em relação ao orçamento, o pleito é pelo descontingenciamento dos recursos de custeio e capital. No entanto, além dessa limitação, os repasses financeiros que recebemos mês a mês para liquidar as despesas contratadas estão sendo feitos em valores muito inferiores àqueles previstos no orçamento já liberado. Se esta situação não for regularizada com urgência, as universidades terão problemas incontornáveis para manter o seu funcionamento no segundo semestre”, alerta o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho. Além das reuniões já mencionadas anteriormente, também está sendo solicitada agenda específica das universidades federais do Estado de São Paulo com Gilberto Kassab.

Comentários desativados em Vice-Reitor da UFSCar participa de reunião do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações com a comunidade científica

Filed under Políticas de Educação e CTI

Comments are closed.