uni_libras

Andrews Martinelle, estudante do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa, apresenta a área para os visitantes (Foto: Beatriz Maia – AECR/UFSCar)

Nos dias 15 e 16 de setembro, o Campus São Carlos da UFSCar promoveu a 17ª edição da Universidade Aberta, que recebeu cerca de 15 mil estudantes do Ensino Básico de São Carlos e região. A iniciativa tem como objetivo apresentar aos jovens os cursos de graduação da Universidade e promover o contato com diferentes áreas da Ciência. A programação teve palestras sobre os cursos, visitas aos laboratórios de ensino e pesquisa, passeios pelo Campus e apresentações culturais. Um dos destaques foi o Circo da Ciência, que, em sua 11ª edição, ofereceu atividades de divulgação científica, por meio das quais os participantes puderam aprender sobre Ciência de forma lúdica.

Na área externa da Biblioteca Comunitária (BCo), foram montados estandes para os cursos de graduação do Campus São Carlos, onde os próprios estudantes apresentaram seus cursos para os visitantes. A estudante de curso pré-vestibular Victória Alves esteve no evento e, em dúvida entre Biotecnologia e Pedagogia, a estudante obteve mais informações para decidir a futura carreira. “É o segundo ano que venho para o evento e, neste ano, vim interessada em conversar com a turma de Biotecnologia, uma área que conheci há pouco tempo. Eles me explicaram sobre as disciplinas do curso, e acho que me convenceram a seguir nessa área. Foi interessante também conversar com os estudantes da Terapia Ocupacional, porque eu nunca tinha pensado nessa área e agora vejo como uma possibilidade. É bom também saber um pouco de como é o mercado de trabalho nas diferentes áreas, para já ter uma ideia de como posso atuar no futuro, e pude conversar com várias pessoas e saber o que elas pensam”, contou Victória.

Já o estudante Victor Gobbo, do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de Piracicaba, veio pela primeira vez à UFSCar, interessado no curso de Engenharia Civil. Victor conversou com os estudantes do curso e aprendeu mais sobre a área, e se interessou também pelo espaço do novo curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa, que teve início neste ano na UFSCar. “Me falaram sobre a parte de cálculo da Engenharia Civil, que eu já esperava, e também sobre conhecimentos de solo e condições climáticas, que eu não sabia que eram parte dessa área. Eu já estou convencido a fazer esse curso, e por isso foi interessante saber mais sobre ele. Fiquei curioso sobre a parte da Língua Brasileira de Sinais, não sabia que existia esse curso e gostei de saber como funciona. Também pude andar pela UFSCar e ver como ela é bonita, gostei bastante da estrutura do Campus e estou animado para, quem sabe, estudar aqui”, disse Victor.

O estudante do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa Andrews Martinelle passou o dia conversando com os visitantes e apresentando a área para os jovens interessados. “Mesmo estando no primeiro ano do curso, acho que já absorvemos bastante informação sobre a área de atuação, e é um prazer explicar para os visitantes. As pessoas ficam muito curiosas sobre o que é a Libras, chegam aqui com muitas dúvidas, e nós explicamos o dia a dia do curso. Uma das dúvidas mais frequentes aparece quando descobrem que temos professores surdos e nos perguntam como nos comunicamos com eles se entramos sem saber a língua. Nos perguntam também se é fácil de aprender, e também passamos algumas noções básicas sobre Libras, sobre a atuação do intérprete e a cultura dos surdos”, afirmou o estudante.

A Universidade Aberta é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), que também realizará uma edição do evento no Campus Sorocaba da UFSCar no próximo dia 26.

Comentários desativados em Universidade Aberta apresenta cursos de graduação para estudantes de São Carlos e região

Filed under Eventos, Graduação