Unidade Saúde Escola comemora 10 anos e celebra trajetória de ensino, pesquisa e extensão

use_release

Equipe e usuários da Unidade Saúde Escola no evento que deu início às comemorações dos 10 anos da USE. (Foto: Enzo Kuratomi / Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar)

Na última terça-feira (5/5), a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deu início às comemorações dos 10 anos de sua criação, em um evento que reuniu diretores, ex-diretores, comunidade universitária e usuários da Unidade. Na mesa de abertura, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, lembrou os esforços para a concepção do projeto da Unidade. “Comemoramos hoje os 10 anos de funcionamento da USE, mas estamos pensando nela há muito mais tempo. Foi um processo trabalhoso e bastante rico para agrupar laboratórios da UFSCar que, na época, estavam pulverizados. Formamos uma comissão com representantes dos departamentos da área da Saúde, mais o Departamento de Psicologia, para que juntas essas pessoas pudessem pensar em como, de fato, praticar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, articulada em uma proposta interdisciplinar. O resultado desses esforços é o que comemoramos hoje, uma Unidade que atende o município de São Carlos e que contribui para a formação de seus técnicos, docentes e estudantes”, declarou o Reitor.

Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda “O que a USE significou nestes 10 anos para a Comunidade Acadêmica e a Sociedade?”, coordenada por Márcia Niituma Ogata, atual Diretora Geral da USE, e com a participação da atual e dos ex-diretores técnicos da Unidade, Maristela Schiabel Adler, Geovani Gurgel Aciole da Silva e Sérgio Luiz Brasileiro Lopes; e das ex-diretoras gerais da USE Claudia Maria Simões Martinez e Maria Lúcia Teixeira Machado. A ex-diretora Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams não pôde comparecer ao evento devido a compromissos assumidos previamente.

Os participantes da mesa relembraram a história da Unidade desde a sua concepção e os desafios enfrentados para a consolidação do projeto. “Os desafios que enfrentamos nesses 10 anos fizeram parte do que esta Unidade se tornou. A integração entre os departamentos que contribuem para a área da Saúde foi incorporada na construção do prédio, que foi feita em módulos, de acordo com a liberação dos recursos para a Universidade. Aos poucos também fomos compondo a equipe da USE, que é a alma deste projeto, e incorporando novas ações gradualmente. O que eu desejo é que a USE siga avançando cada vez mais na interdisciplinaridade e no cuidado sempre tão precioso com as pessoas que passam por aqui”, afirmou Martinez, Diretora Geral da USE no momento da sua criação.

O evento integra o escopo de atividades do projeto de extensão “10 anos de Unidade Saúde Escola – Uma proposta de Integração com a Sociedade e Comunidade Acadêmica”, coordenado por Ogata, no âmbito do qual está programada uma série de outras atividades a serem realizadas ao longo do ano para o resgate e valorização da história da Unidade e reflexões sobre o seu futuro. A programação para os próximos meses está disponível no site da USE.

USE

A Unidade Saúde Escola da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, tem como missão prestar assistência qualificada e gratuita na área da Saúde e, concomitantemente, formar e qualificar profissionais, bem como produzir conhecimento e gerar tecnologias na área. Sua atuação acontece de modo interdisciplinar e pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em um espaço físico de quase 5 mil metros quadrados, no qual estão localizadas salas de atendimento individual e em grupo, ginásios, duas piscinas terapêuticas, um ambiente de simulação de atividades da vida diária, salas administrativas e de seminários, bem como um auditório.

A Unidade presta atendimento nas áreas de Fonoaudiologia, Farmácia, Assistência Social, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Gerontologia, Medicina e Nutrição. Em 2014, foram mais de 20 mil atendimentos, organizados em oito linhas de cuidado interdisciplinares, multiprofissionais, baseadas na integralidade e centradas no usuário: Cardio-Respiratória e Doenças Metabólicas; Musculoesquelética; Infância e Adolescência; Neurologia; Geriatria e Gerontologia; Mulher; Práticas Integrativas e Complementares; e Saúde Mental.

O contato com a USE pode ser feito pelo telefone (16) 3351-8645 ou pelo e-mail use@ufscar.br. Mais informações em www.use.ufscar.br.

Comentários desativados em Unidade Saúde Escola comemora 10 anos e celebra trajetória de ensino, pesquisa e extensão

Filed under Saúde

Comments are closed.