Na próxima segunda-feira (24/8), a Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar (UAC) publicará edital para ingresso de crianças em todos os grupos da Unidade a partir de outubro. São 31 vagas assim distribuídas: 13 para o Berçário (8 no período da manhã e 5 no período da tarde), 2 para o Grupo 1 (no período da tarde), 3 para o Grupo 2 (1 para a manhã e duas para a tarde), 6 para o Grupo 3 (3 em cada período), 1 no Grupo 4 (período da tarde) e 6 no Grupo 5 (2 no período da manhã e 4 no período da tarde). O edital será publicado no site da UAC e as inscrições para o sorteio das vagas deverá ser feita entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro.

As vagas são destinadas a crianças entre três meses completos em 2015 (Berçário) e cinco anos completos até 31 de março deste ano (Grupo 5) cujos pais e/ou responsáveis sejam habitantes do município de São Carlos. O novo edital integra o processo de universalização da Unidade, iniciado em 2014 frente à resolução do Conselho Nacional de Educação que fixa normas de funcionamento para as unidades de Educação Infantil vinculadas a instituições públicas, dentre elas a determinação de que devem oferecer possibilidade de acesso a todas as crianças na faixa etária que se propõem a atender.

Só podem concorrer às vagas crianças que ainda não tenham vínculo com a Unidade. Além das vagas sorteadas, será composta lista de espera – também por sorteio – para vagas que venham a surgir caso haja desistência de candidatos sorteados neste edital ou de crianças já matriculadas na UAC.

Anteriormente à proposição do edital, já havia sido realizado processo seletivo voltado aos filhos dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade, atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil da UFSCar. Todos os estudantes que comprovaram a vulnerabilidade socioeconômica, a partir de critérios estabelecidos em consonância com o Programa da UFSCar e a legislação e diretrizes nacionais relacionadas à oferta da Educação Infantil, puderam ser atendidos.

Todas as informações relativas ao edital de acesso às novas vagas devem ser acompanhadas no site da UAC, em www.uac.ufscar.br.

Comentários desativados em Unidade de Atendimento à Criança abrirá inscrições para novas vagas na próxima semana

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis