UFSCar vai ofertar 100% das vagas do SiSU em 2021

Decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, que também emitiu declaração sobre a modalidade a ser adotada – presencial ou remota



Mesmo enfrentando as condições adversas decorrentes da pandemia, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) irá ofertar 100% das vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ingresso nos cursos de graduação da Universidade, em 2021. A decisão foi tomada na 245ª reunião ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), realizada na última segunda-feira (7/12), a partir de recomendação do Conselho de Graduação.

A grande maioria das vagas para os cursos de graduação da UFSCar é preenchida por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). O SiSU é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos com melhor classificação no ENEM são selecionados de acordo com suas notas no exame.

A sistematização das chamadas e todos os procedimentos do ingresso são de responsabilidade da Universidade, e desta vez serão realizados virtualmente, para maior segurança de servidores da Universidade e ingressantes. Em 2020, a UFSCar ofertou 2.893 vagas pelo SiSU, sendo que 2.776 foram preenchidas nas 5 chamadas realizadas no processo de ingresso.

Presencial ou Remoto?
Considerando a proposta de retorno às atividades presenciais apresentada recentemente pelo Ministério da Educação, bem como as dúvidas e inseguranças geradas, o Conselho Universitário não tomou decisões específicas, porém emitiu a seguinte declaração: “A UFSCar continuará seguindo as orientações de segurança, conforme a indicação das autoridades competentes, de modo a preservar a saúde de estudantes, servidores e colaboradores.  As decisões quanto ao formato das aulas continuarão sendo tomadas pelos cursos e conselhos superiores, conforme previsto na autonomia universitária”.

Ingresso na UFSCar é pelo SiSU

Foto: Daniela Zigante/ Reitoria UFSCar

Leave a Comment

Filed under Acesso à informação, Conselhos, COVID-19, Educação a distância, Graduação

Comments are closed.