O Conselho de Administração da UFSCar (CoAd) aprovou no último dia 20 o novo Manual de Siglas da Universidade. O documento é resultado de um trabalho de quase três anos, iniciado com o objetivo de adequar a nomenclatura das unidades acadêmicas e administrativas às mudanças na estrutura organizacional da Instituição decorrentes de seu crescimento e da organização multicampi, dentre outros fatores. Além das regras gerais para a composição e o uso de nomes e siglas oficiais, o documento traz a lista de siglas já geradas com o uso dessas regras, considerando a atual estrutura da Universidade.

O trabalho foi realizado por uma comissão criada no final de maio de 2013, sob a coordenação da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI). “Iniciamos com a expectativa de que seria um trabalho relativamente simples e rápido, não tínhamos ideia dos desdobramentos desse olhar para as siglas, que envolvem desde a revisão da estrutura organizacional até o cuidado com os impactos sobre os sistemas de informação utilizados pela Universidade, tanto internos quanto externos”, relata Luzia Sigoli Fernandes Costa, dirigente da SPDI.

Para a elaboração do Manual, a comissão realizou pesquisas sobre os parâmetros usuais em outras organizações, além de considerar aqueles recomendados pela Língua Portuguesa e, também, a cultura própria da UFSCar. Além disso, foi realizado um grande número de reuniões com diferentes unidades e grupos de pessoas, bem como uma consulta pública à comunidade universitária. Dentre outros, o documento apresenta parâmetros para nomeação de unidades com atribuições semelhantes em campi diferentes; para a formação de siglas que incluam palavras recorrentes na estrutura organizacional – como, por exemplo, Assessoria, Conselho, Núcleo e Unidade, dentre outras –; e para a composição das siglas que identificam os cursos de graduação, de acordo com as suas especificidades. Além disso, são estabelecidos os procedimentos para criação de novas nomenclaturas e siglas e para eventuais alterações naquelas já existentes.

Durante a reunião do CoAd, foram feitas algumas sugestões para aprimoramento do documento. Após a incorporação dessas adequações, o Manual de Siglas, juntamente com a lista de siglas já estabelecidas, está disponível no site da SPDI.

Nos debates realizados, também já surgiram novas demandas relacionadas à nomenclatura das unidades acadêmicas e administrativas da UFSCar, como, por exemplo, de padronização também de unidades que não integram a estrutura organizacional formal da Instituição – como, por exemplo, laboratórios e núcleos de pesquisa –, bem como de definição de parâmetros para a citação de unidades em língua estrangeira, particularmente o Inglês, visando a ampliação da visibilidade internacional da Universidade.

Comentários desativados em UFSCar tem novo Manual de Siglas, para contemplar crescimento da Universidade e mudanças em sua estrutura organizacional

Filed under Conselhos