UFSCar tem 23 cursos de graduação considerados excelentes na avaliação do Guia do Estudante

A UFSCar terá 23 cursos de graduação avaliados com cinco estrelas – pontuação equivalente ao conceito “Excelente” – na próxima edição do Guia do Estudante, publicação que há mais de 20 anos divulga o que identifica como os melhores cursos do País junto aos candidatos ao Ensino Superior. Além desses 23, outros 15 cursos receberam quatro estrelas (conceito “Muito Bom”) e um curso foi classificado com três estrelas (“Bom”).

A avaliação leva em consideração aspectos relacionados à qualificação dos docentes; aos projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados; à produção científica na área; e à infraestrutura disponível. As fontes de dados são questionários encaminhados aos coordenadores dos cursos e pareceres elaborados por mais de 3.500 especialistas convidados. Foram avaliados apenas os cursos que conferem o grau de Bacharel (exceto nos casos dos casos dos cursos de Pedagogia e Educação Física, em que são priorizadas as licenciaturas), têm turma com data de conclusão igual ou inferior ao ano de 2013 e que são oferecidos na modalidade presencial. Além disso, é avaliado apenas um curso de cada área – conforme definições de área do próprio Guia – por município em que a Instituição tem campus. Assim, da UFSCar, foram avaliados 39 cursos e todos receberam estrelas da publicação.

Do Campus São Carlos, receberam cinco estrelas os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Biotecnologia; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Engenharia de Computação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Física; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Estatística; Física; Fisioterapia; Matemática; Psicologia; Química e Terapia Ocupacional. Também foram incluídos entre os melhores cursos do País os de Ciência da Computação; Imagem e Som; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Filosofia; Gerontologia; Gestão Ambiental; Linguística e Pedagogia, com quatro estrelas, e Medicina, com três estrelas.

Do Campus Sorocaba, os cursos de Administração; Ciência da Computação; Ciências Biológicas e Turismo receberam cinco estrelas, e os cursos de Ciências Econômicas; Engenharia de Produção; Engenharia Florestal e Pedagogia foram contemplados com quatro estrelas. Já do Campus Araras, o curso de Biotecnologia recebeu cinco estrelas e o de Engenharia Agronômica foi avaliado com quatro estrelas.

A edição 2016 do Guia do Estudante será oficialmente lançada no dia 9 de outubro.

RUF

Outro órgão de imprensa que publicou recentemente ranking de instituições de Ensino Superior foi a Folha de S. Paulo, cuja quarta edição do chamado “Ranking Universitário Folha” (RUF) foi publicada na última segunda-feira. Segundo a publicação, os critérios avaliados são qualidade da pesquisa, qualidade do ensino, avaliação do mercado, inovação e internacionalização, com dados oriundos de informações oficiais e pesquisas de opinião.

No ranking geral de universidades – que avaliou 192 instituições públicas e privadas –, a UFSCar ficou na 12ª posição. Já na avaliação de carreiras específicas, oito cursos da UFSCar aparecem entre os melhores do País: Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Biologia, Educação Física, Engenharia Química, Matemática, Química e Física.

“Parabenizo a comunidade universitária pelos ótimos resultados obtidos. Não podemos desconsiderar que cada ranking tem a sua metodologia e, é claro, limites, mas eles são importantes principalmente para a visibilidade da Instituição, e a UFSCar tem consistentemente se mantido em evidência nessas avaliações”, afirma o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

Comentários desativados em UFSCar tem 23 cursos de graduação considerados excelentes na avaliação do Guia do Estudante

Filed under Avaliação

Comments are closed.