Foram divulgados na última semana os resultados finais do edital de seleção para bolsas oferecidas no âmbito do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB), uma iniciativa conjunta da Secretaria Geral da Organização de Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Em 2016, a UFSCar receberá 25 estudantes de 12 países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Venezuela. Foram oferecidas 30 vagas na Universidade e mais de 700 em programas de pós-graduação de 49 universidades de todo o País, para candidatos oriundos dos países da OEA.

Os estudantes ocuparão as vagas em 23 programas de pós-graduação nos campi Araras, São Carlos e Sorocaba, sendo quatro em cursos de doutorado e 21 de mestrado. Dos 25 selecionados da UFSCar, seis estão entre os 100 primeiros colocados no processo seletivo e, assim, receberão uma bolsa complementar financiada pelo PAEC.

A participação da Universidade no PAEC é resultado de esforços da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) para incrementar a internacionalização na pós-graduação e, em 2015 – quando houve a primeira participação da Instituição no edital do Programa –, a UFSCar recebeu 14 estudantes, provenientes de oito países.

Comentários desativados em UFSCar seleciona 25 estudantes de mestrado e doutorado de países da América Latina

Filed under Internacionalização, Pós-graduação