UFSCar sedia pela primeira vez o Encontro Regional Sudeste do FONAPRACE

Evento visa mobilizar a comunidade universitária a colaborar com estratégias que fortaleçam as políticas de assistência estudantil (Foto: Freepik)

Aproximar as universidades federais e construir uma pauta comum para a ampliação das políticas públicas no âmbito da assistência e permanência estudantil: este é o objetivo do Encontro da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores/as de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) de 2022, realizado pela primeira vez na UFSCar a partir de esforços da Coordenação Regional Sudeste do FONAPRACE e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar.
O Pró-Reitor da ProACE, Djalma Ribeiro Júnior, afirma que, ao sediar o evento, a UFSCar se soma aos esforços coletivos na busca do aprimoramento e da ampliação das políticas públicas no âmbito da assistência e permanência estudantil, fortalecendo as decisões em âmbito nacional. “A expectativa é que o encontro possa sistematizar as ideias, propostas e encaminhamentos que serão enviados para compor uma pauta unificada junto ao FONAPRACE Nacional. Além disso, esperamos com o evento dar mais visibilidade à pauta da política pública voltada para a assistência estudantil, mobilizando a comunidade universitária a colaborar para a construção de ações e estratégias que fortaleçam as políticas de assistência estudantil em todas as dimensões”, comenta.
Com atividades nesta quinta (7/4) e sexta-feira (8/4), o Fórum tem como destaques a defesa da Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, e o impacto nas políticas de assistência estudantil do retorno às atividades presenciais no contexto da pandemia.
A programação inicia nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, com a realização de reuniões dos Grupos de Trabalho do FONAPRACE, organizados em: 1) GT Apoio e Acompanhamento; 2) GT Assistência Prioritária; 3) GT Inclusão e Diversidade e 4) GT Prevenção e Promoção.
Nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, acontece a abertura oficial do evento com a participação da Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, e da Vice-Reitora, Maria Jesus Dutra dos Reis. Na sequência, haverá a mesa temática “Ações Afirmativas e Permanência Estudantil: entrei, fiquei e saí com o canudo na mão”, que tratará das políticas de cotas com foco nas pessoas que são egressas das universidades públicas e conseguiram ingressar, permanecer e concluir a formação por conta de políticas públicas de ações afirmativas e de permanência estudantil, atuando hoje em diversos espaços da sociedade.
A programação inclui ainda a mesa “O retorno das atividades presenciais nas IFES: tô voltando, e agora?”, na qual será proposta uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades que as IFES estão encontrando no retorno das atividades presenciais com foco no impacto das ações e estratégias de assistência e permanência estudantil: restaurantes universitários, moradias estudantis, apoio pedagógico, bolsas e auxílios. A programação completa está disponível neste link.
Criado em 1987, o Fórum, que reúne pró-reitores, coordenadores, equipes técnicas e estudantes de instituições públicas de ensino superior do Brasil interessados na área da permanência estudantil, tem o objetivo de discutir e subsidiar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) com informações técnicas relacionadas à assistência estudantil.

Leave a Comment

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Eventos, Permanência

Comments are closed.