UFSCar sedia encontro de coordenadores de cursos de Medicina

Nos dias 11 e 12 de março, a UFSCar sediou o I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos Federais de Medicina sem Hospital, no campus São Carlos. O Encontro reuniu coordenadores de seis universidades, além da UFSCar: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Participaram também representantes da Procuradoria Jurídica da UFSCar; o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), José Eduardo dos Santos; e o Reitor, Targino de Araújo Filho.
O objetivo do Encontro foi levantar os desafios e dificuldades enfrentados na implantação dos cursos – no total, são 13 cursos de Medicina de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sem hospital próprio no Brasil –, no que diz respeito à contratação de preceptores e de cenários para as atividades práticas de ensino e aprendizagem, dentre outros aspectos. Foram discutidas também as estratégias adotadas pelas instituições participantes para inserção dos cursos de Medicina nas redes locais de Saúde.
A troca de experiências resultou em um relatório de consenso, com um conjunto de propostas para ações compartilhadas por todos os cursos de Medicina sem hospitais próprios, voltadas tanto para a gestão local quanto para a busca de soluções para problemas comuns junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e os ministérios da Educação e da Saúde. O relatório será apresentado no Fórum Nacional de Dirigentes de Escolas Médicas das Instituições Federais de Ensino Superior (Formed), em abril, e encaminhado à Comissão Nacional dos Reitores de Universidades sem Hospitais Próprios, que funciona no âmbito da Andifes. A Comissão, presidida pelo Reitor da UFSCar, é responsável pela negociação junto ao Governo Federal de recursos para o financiamento das contratações de hospitais, ambulatórios e preceptores.
Bernardino Geraldo Alves Souto, coordenador do curso de Medicina da UFSCar e Primeiro Secretário do Formed, avalia que o Encontro foi importante no sentido de compartilhar experiências dos dirigentes e identificar desafios comuns às universidades, a fim de superá-los de forma conjunta. “A partir da elaboração do documento que apresenta propostas de soluções, continuaremos nos comunicando a distância para encaminhar a discussão. O debate é importante também para contribuir com a formação de novos cursos de Medicina, já previstos pelo Ministério da Educação, de forma que a nossa experiência sirva para orientá-los frente aos desafios que novos cursos enfrentam”, destacou Souto.

Comentários desativados em UFSCar sedia encontro de coordenadores de cursos de Medicina

Filed under Saúde

Comments are closed.