Nos dias 11 e 12 de março, a UFSCar sediou o I Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos Federais de Medicina sem Hospital, no campus São Carlos. O Encontro reuniu coordenadores de seis universidades, além da UFSCar: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Participaram também representantes da Procuradoria Jurídica da UFSCar; o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), José Eduardo dos Santos; e o Reitor, Targino de Araújo Filho.
O objetivo do Encontro foi levantar os desafios e dificuldades enfrentados na implantação dos cursos – no total, são 13 cursos de Medicina de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sem hospital próprio no Brasil –, no que diz respeito à contratação de preceptores e de cenários para as atividades práticas de ensino e aprendizagem, dentre outros aspectos. Foram discutidas também as estratégias adotadas pelas instituições participantes para inserção dos cursos de Medicina nas redes locais de Saúde.
A troca de experiências resultou em um relatório de consenso, com um conjunto de propostas para ações compartilhadas por todos os cursos de Medicina sem hospitais próprios, voltadas tanto para a gestão local quanto para a busca de soluções para problemas comuns junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e os ministérios da Educação e da Saúde. O relatório será apresentado no Fórum Nacional de Dirigentes de Escolas Médicas das Instituições Federais de Ensino Superior (Formed), em abril, e encaminhado à Comissão Nacional dos Reitores de Universidades sem Hospitais Próprios, que funciona no âmbito da Andifes. A Comissão, presidida pelo Reitor da UFSCar, é responsável pela negociação junto ao Governo Federal de recursos para o financiamento das contratações de hospitais, ambulatórios e preceptores.
Bernardino Geraldo Alves Souto, coordenador do curso de Medicina da UFSCar e Primeiro Secretário do Formed, avalia que o Encontro foi importante no sentido de compartilhar experiências dos dirigentes e identificar desafios comuns às universidades, a fim de superá-los de forma conjunta. “A partir da elaboração do documento que apresenta propostas de soluções, continuaremos nos comunicando a distância para encaminhar a discussão. O debate é importante também para contribuir com a formação de novos cursos de Medicina, já previstos pelo Ministério da Educação, de forma que a nossa experiência sirva para orientá-los frente aos desafios que novos cursos enfrentam”, destacou Souto.
UFSCar sedia encontro de coordenadores de cursos de Medicina
Comentários desativados em UFSCar sedia encontro de coordenadores de cursos de Medicina
Filed under Saúde