UFSCar se junta a instituições de Ensino Superior paulistas para fortalecer a formação docente

Pró-Reitores da ProGrad participaram de reunião na Unicamp, no dia 11 de agosto (Foto: Alex Calixto/Unicamp)

A UFSCar, a partir da atuação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), se une às universidades públicas paulistas, ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), para o fortalecimento das atividades voltadas à formação de professores para o Ensino Superior, de modo a contribuir continuamente com a qualidade da formação dos estudantes dos cursos de graduação. 

Para isso, foi criada a Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), da qual participam, além da UFSCar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Para iniciar o processo de formalização da parceria, o Pró-Reitor da ProGrad, Daniel Leiva, e a Pró-Reitora Adjunta, Luciana Coutinho, participaram de reunião na Unicamp, no dia 11 de agosto.

A Pró-Reitora Adjunta explica que a proposta da RedAES é constituir uma rede das instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo para troca de experiências, partilha e organização de atividades comuns, bem como promoção de debates acerca da temática da formação docente.  

“A parceria, assim, na forma de uma Rede das IES públicas do estado de São Paulo busca unir esforços para fortalecer a formação de natureza pedagógica dos docentes para o ensino superior, especificamente para a Graduação. Criar espaços coletivos e colaborativos de debate, partilha; buscar respostas em conjunto sobre problemas comuns é muito significativo e tende a ter resultados mais assertivos e duradouros. Acreditamos que a RedAES será um marco importante para as IES públicas do estado de São Paulo”, destacou Coutinho.

Na reunião realizada no dia 11 de agosto, foram traçados os objetivos, a estrutura e o funcionamento da RedAES, o que resultou na minuta de Regimento da Rede, também foram definidos os termos do convênio a ser redigido, para posterior apreciação por todas as IES públicas parceiras, formalizando, assim, a constituição da RedAES. A partir dessas ações, a expectativa é de que o convênio seja assinado entre o final deste ano e o início de 2023.

Leave a Comment

Filed under Graduação, Sem categoria

Comments are closed.