UFSCar recebe visita da Secadi/MEC e planeja ações na área de acessibilidade

No começo da última semana, o Núcleo de Acessibilidade da UFSCar, o Incluir, recebeu visita técnica da consultora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) Rosângela Morello.

Vinculado ao Núcleo de Extensão UFSCar Cidadania e sediado no Campus São Carlos, o Incluir se configura como um espaço de referência na eliminação de barreiras pedagógicas, de comunicação e atitudinais em relação às pessoas em geral. Entre seus objetivos está o apoio às ações de Educação Especial na Universidade, por meio de um conjunto de propostas, como suporte aos estudantes com necessidades especiais, com apoio acadêmico para o acesso e a permanência na Universidade. Além disso, atua na sensibilização da comunidade universitária para a garantia de direitos à Educação a todos e articula ações com os demais programas e unidades da Universidade.

Durante a visita, a consultora foi recebida pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e reuniu-se com pró-reitores e representantes de setores diretamente envolvidos em ações de promoção da acessibilidade – o Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF), a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e a Secretaria Geral de Informática (SIn). Estiveram presentes também a Coordenadora do Núcleo, Rosimeire Maria Orlando, e a Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, Maria Waldenez de Oliveira.

A representante da Secadi conheceu diferentes espaços da Universidade, as principais ações do Incluir e os desafios enfrentados para a ampliação dessas ações. “Estabelecemos um diálogo muito importante com a representante da Secadi, que reafirmou o compromisso da Secretaria em ser parceira da Universidade na construção de iniciativas de inclusão. Recebemos uma série de orientações nesse sentido, com foco em projetos pedagógicos que contemplem, de fato, a acessibilidade atitudinal. Foi bastante produtivo, pois já trabalhamos nesse sentido de oferecer oportunidades para que as licenciaturas contemplem mais conteúdos da Educação Especial, formando professores com fundamentação teórica para trabalhar com diferentes alunos. Na UFSCar, são desenvolvidas diversas pesquisas com esse foco, e pudemos debater pontos importantes para que possamos avançar ainda mais, e nos aproximarmos da Secadi”, afirma Orlando.

Incluir
Criado em 2008, o Incluir atende à regulamentação do MEC que estabelece fomento à implantação e/ou à consolidação de núcleos de acessibilidade que promovam ações para a garantia do acesso pleno às pessoas com deficiência, constituindo uma política de inclusão e dando respostas concretas às diferentes formas de exclusão. As parcerias com as pró-reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), de Extensão (ProEx) e de Graduação (ProGrad) favoreceram a inserção do Incluir na estrutura administrativa da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade na proposta de sua criação, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Inclusão. Além de Orlando, as docentes Carolina Severino Lopes Costa, do Departamento de Psicologia (Dpsi), e Gerusa Ferreira Lourenço, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), também estão a frente do Núcleo, na função de assessoras.

Para este ano, as ações do Incluir deverão contemplar duas principais vertentes: o mapeamento de integrantes da comunidade universitária com necessidades especiais e dos currículos das licenciaturas para identificação dos conteúdos de Educação Especial. Além disso, o Incluir possui uma Comissão de Acessibilidade, composta por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos dos quatro campi da Universidade, com o objetivo de contemplar as demandas de toda a comunidade universitária e, também, de pessoas das regiões onde a UFSCar tem campi. O contato com o Incluir pode ser feito pelo e-mail nucleoacessibilidade@ufscar.br.

Comentários desativados em UFSCar recebe visita da Secadi/MEC e planeja ações na área de acessibilidade

Filed under Equidade, Extensão