UFSCar recebe diretoria da Fapesp para reunião sobre linhas de financiamento de pesquisa e inovação

ReunIão reuniu a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, e demais dirigentes da UFSCar e do HU-UFSCar (Foto: Marilia Lopes Leite Corbini)

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, e demais dirigentes de diversos setores da Universidade e do Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Ebserh/MEC) participaram de reunião com o Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Luiz Eugenio Mello, que teve como tema os dados e as oportunidades de linhas de financiamento disponíveis na fundação e a Política de Propriedade Intelectual (PI).

“Esse encontro foi muito importante para aproximar ainda mais a Universidade da Fundação e identificarmos as possibilidades para projetos de pesquisa e também fomentar a inovação. Além disso, foi um momento de mostrarmos o compromisso da UFSCar com a pesquisa e a inovação, a partir do projeto da Unidade de Pesquisa do HU-UFSCar”, comentou a Reitora.

Ao apresentar os dados de bolsas e auxílios entre 2017 e 2021, Mello explicou que nos últimos anos foi identificada uma diminuição no número de submissões e contratações e que entende que isso pode mudar, com a retomada das atividades presenciais nas Universidades.

Durante a reunião, também foi apresentado o projeto da Unidade de Pesquisa Clínica do HU-UFSCar, que tem obra prevista para iniciar este ano e que propõe a realização de pesquisa clínica para avaliação de tecnologias em saúde para o SUS, além de um grande potencial para atuação em Rede: “O HU-UFSCar faz parte de uma rede de 41 Hospitais Universitários vinculados à EBSERH, espalhados por todo o País. Isso nos possibilita ser polo para admissão de projetos de avaliação em saúde e, ao mesmo tempo, trabalhar enquanto rede, de forma padronizada e em grande escala, com grande número de sujeitos de pesquisa”, explica Fábio Neves, superintendente do HU.

O Pró-Reitor de Pesquisa (ProPq), Pedro Fadini, que participou do encontro juntamente com a Pró-Reitora Adjunta da ProPq, Diana Junkes, destacou que Mello reforçou os incentivos específicos relativos à inovação, em especial, os relacionados ao Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Fadini acrescenta ainda que a visita de Mello resulta tanto de um esforço da agência de aproximar-se das universidades públicas paulistas, para conhecer suas realidades e debater temas de interesse de cada instituição, quanto das ações específicas voltadas ao diálogo com a agência empreendidas pela ProPq.

É nessa perspectiva de promover o diálogo que a ProPq, em parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC), a Agência de Inovação (AIn) e o Escritório de Apoio Institucional à Pesquisa (EAIP), tem organizado uma série de eventos e outras ações para apoio a pesquisadoras e pesquisadores da UFSCar no momento de submissão de propostas a agências de fomento. A ação foi iniciada para a chamada Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (PI) e para a chamada LinCAr – Abordagens inovadoras na pesquisa em Linguagem, Comunicações e/ou Artes, ambos da Fapesp, a partir de lives no programa Na Pauta, que vai ao ar às terças-feiras, a partir das 14h15, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube.

Esse diálogo com a comunidade universitária sobre as linhas de financiamento disponíveis e editais é importante e pode impactar no aumento da presença da UFSCar neste segmento. Prova disso é o resultado do edital do PI em que a UFSCar foi a segunda universidade com mais projetos submetidos, 62 no total, dentre os 473 propostos.

Leave a Comment

Filed under Oportunidades, Pesquisa, Saúde

Comments are closed.