UFSCar realiza testes rápidos, aconselhamento e encaminhamento para HIV, sífilis e hepatites

O Departamento de Atenção a Saúde (DeAS) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) está disponibilizando todas as quartas-feiras testes rápidos para  HIV, Sífilis e Hepatites B e C para a comunidade universitária do Campus São Carlos. A iniciativa é parte de uma atividade de extensão coordenada pela docente do Departamento de Medicina (DMed) Sigrid de Sousa dos Santos e realizada no próprio DeAS.

A enfermeira do DeAA, Marta Maria Troiano Cury, conta que as campanhas de testagem e orientação para as doenças realizadas nos anos anteriores apontaram a grande demanda por esses serviços no Campus, e também para a possibilidade de atendimentos cuidadosos e especializados para a comunidade universitária. “Oferecer os testes rápidos dentro da Universidade é uma forma de estimular a comunidade a fazê-los e realizar um aconselhamento pensado especificamente para esse público. Nós explicamos como os testes funcionam, oferecemos informações sobre os vírus e as doenças e realizamos um conversa com as pessoas que vêm fazer os testes. É uma iniciativa para que as pessoas não deixem que o medo as impeça de conhecer sua saúde e, possivelmente buscar tratamentos para que as doenças não desencadeiem outros problemas”, explica Cury.

Ao todo, o atendimento dura em média 40 minutos, e é feito mediante agendamento prévio. Os testes podem ser feitos a partir de gota de sangue ou saliva, dependendo da disponibilidade dos kits recebidos, e o resultado leva de 15 a 30 minutos. Caso o resultado aponte a presença de vírus, é feito o encaminhamento ao Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) do Município, bem como pedidos de exames para acompanhamento do caso. As pessoas recebem também orientações sobre formas de contágio e vacinação. Para a enfermeira, um dos grandes objetivos da ação é que as pessoas se tornem agentes multiplicadores da informação.

Para a realização do teste, a pessoa deve apresentar documento com foto e não deve, 30 minutos antes do horário agendado, escovar os dentes ou usar antisséptico bucal; ingerir alimentos ou bebidas; fumar ou inalar qualquer substância; realizar qualquer atividade oral que deixe resíduo; usar batom ou qualquer outro produto nos lábios e boca. A realização dos testes ocorre às quartas-feiras das 16 às 18 horas no DeAS, localizado na área Norte do Campus São Carlos, próximo à Unidade Saúde-Escola (USE). Os agendamentos devem ser feitos pelos telefones (16) 3351-8200 ou 3351-8124.

Comentários desativados em UFSCar realiza testes rápidos, aconselhamento e encaminhamento para HIV, sífilis e hepatites

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Saúde

Comments are closed.