UFSCar prospecta parcerias em inovação e indústria 4.0 na Região Metropolitana de Sorocaba

Imagem de reunião virtual

Representantes da UFSCar debatem sobre  possibilidade de parcerias com parlamentar de Sorocaba (Divulgação)

A Administração Superior da UFSCar está realizando uma rodada de encontros com Vitor Lippi, Deputado Federal da Região Metropolitana de Sorocaba, e assessores, com o objetivo de retomar parcerias entre a Universidade e a Região e firmar novos projetos em energias renováveis, inovação e indústria 4.0.

“Esse movimento de cooperação entre os campi Sorocaba e Lagoa do Sino e de aproximação com a Região vai ao encontro da proposta de trabalho da nossa gestão e vai permitir o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e as comunidades a partir de parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos municípios e empresas”, avalia a Diretora do Campus Sorocaba, Karina Martins.

O segundo encontro da rodada aconteceu na última terça-feira (16/3), com a presença de Martins; do Diretor do Campus Lagoa do Sino, Alberto Carmassi; de Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física da UFSCar, e Paulo César de Camargo, representando o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE); do Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar (AIn), Rafael Aroca; do Pró-Reitor de Pesquisa, Ernesto Pereira; e da Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

Na reunião, Aroca falou sobre os projetos da AIn aplicados a empresas e setores públicos, como os de energias renováveis e Internet das Coisas, e destacou uma parceria da UFSCar Sorocaba com uma empresa local para o desenvolvimento de papel sintético, que hoje é produzido em larga escala. Oliveira e Camargo mostraram a proposta de trabalho do IEAE de promover estudos e outras ações de caráter inter, multi e transdisciplinar com visão de futuro que sinalizem as ações relevantes e caminhos para o desenvolvimento humano e sustentável.

Representando Lippi, a assessora parlamentar Marimar Guidorzi compartilhou a proposta do Centro de Excelência Tecnológica da Região Metropolitana de Sorocaba (CET-RMS), as necessidades das empresas que o compõem, e convidou a UFSCar a participar da governança do projeto com foco no desenvolvimento de competências para as empresas. Assim, a partir de agora a UFSCar passa a fazer parte do CET-RMS, e através da Pró-Reitoria de Pesquisa, participa de reunião com o CET-RMS nesta quinta-feira (18/3) para iniciar as atividades.

Por ser uma referência na área de energias renováveis, a UFSCar também foi convidada a retomar sua presença no Arranjo Produtivo Local (APL) de Energias Renováveis da Região Metropolitana de Sorocaba.