Durante este mês de março, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar realizou eventos nos campi Araras, Sorocaba e São Carlos para recepcionar os novos docentes da Instituição. A Universidade recebeu recentemente 125 novos professores, contratados a partir de concursos realizados no início do ano. As recepções contaram com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes; da Pró-Reitora de Extensão, Cláudia Maria Simões Martinez; da Pró-Reitora de Graduação, Cláudia Raimundo Reyes; da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto; e da Pró-Reitora de Pesquisa, Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo. Durante as recepções, foram apresentadas a estrutura organizacional da UFSCar, as pró-reitorias e as diversas divisões e coordenadorias. Além disso, foram explicitadas as atribuições de cada instância na Universidade e as oportunidades oferecidas em ensino, pesquisa e extensão.
Na abertura do evento em São Carlos, realizado no dia 26, Targino de Araújo Filho destacou as principais características da Universidade, como, por exemplo, a importância da atuação dos órgãos colegiados, e comentou sobre o grande crescimento pelo qual a Instituição passou nos últimos anos. “Nesta Universidade, as decisões são tomadas pelos órgãos colegiados, ou seja, pela comunidade acadêmica, após uma série de discussões. Nossa história é marcada por cursos inovadores e pela excelência acadêmica sempre acompanhada do compromisso social. Vocês passarão a maior parte de seus dias aqui e é importante que esse tempo seja bom, porque esta Universidade só é o que é hoje por causa do envolvimento que as pessoas têm com ela”, declarou o Reitor.
A Pró-Reitora de Graduação também destacou a atuação dos órgãos colegiados, além de ressaltar a importância de conhecer o funcionamento da Universidade e as especificidades dos cursos oferecidos. “É importante que vocês leiam o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar e conheçam os projetos pedagógicos dos cursos para os quais vão dar aula. É preciso ter a clareza de qual profissional queremos formar e ter a compreensão do curso como um todo, e não apenas da disciplina isolada. Usem o Nexos para conhecer os planos de ensino, e, principalmente, acompanhem os órgãos colegiados, pois lá as decisões são tomadas”, afirmou Cláudia Reyes.
Os eventos fazem parte do Programa de Recepção de Novos Servidores, que está sendo elaborado pela ProGPe para atender servidores docentes e técnico-administrativos. Ao longo deste ano e dos próximos, serão desenvolvidas outras atividades com o objetivo de promover a integração dos novos servidores à Universidade.

Comentários desativados em UFSCar promove eventos nos três campi para recepcionar os novos docentes da Instituição

Filed under Gestão de pessoas