UFSCar participa de encontro internacional de universidades

Na Universidade de Salamanca, dezenas de reitores de vários países. Foto: Divulgação

Em maio passado, a Reitora Wanda Hoffmann realizou uma séries de visitas à universidades parceiras ou que tem interesse nas áreas de pesquisa da UFSCar. A primeira visita aconteceu no dia 14/5, quando a Reitora esteve na Universidade de Coimbra (UC), onde participou de reuniões referentes à visita de estudos no âmbito do Projeto Caminos (Enhancing and Promoting Latin America Mobility), cofinanciado pelo Programa Erasmus + Capacity Building da Comunidade Europeia. O Projeto Caminos é um consórcio de 28 diferentes instituições europeias e latino-americanas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Espanha, Itália, Portugal, França e Alemanha. Nas reuniões, foram debatidos temas como planejamento estratégico – plano de ações, elaboração e monitoramento; estrutura organizacional e sistema de gestão da qualidade; processo de internacionalização – o papel do Escritório de Relações Internacionais.
Em seguida, a Reitora teve reuniões com os Vice-Reitores Joaquim Ramos de Carvalho (Relações Internacionais/Estudantes Internacionais) e Madalena Alarcão (Assuntos Acadêmicos, Ação Social, Planejamento e Qualidade) para a consolidação e expansão das oportunidades da parceria UC x UFSCar. Hoffmann apresentou aos colegas Reitores um resumo das atividades acadêmicas já desenvolvidas entre as instituições e as possibilidades de futuras ações conjuntas. Nesse mesmo dia, a Reitora ao visitar o Instituto Pedro Nunes (IPN) de promoção da inovação e o estabelecimento da ligação entre o meio científico e o meio empresarial, reuniu-se com o Diretor de Inovação, Carlos Cerqueira, e o Diretor Adjunto do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais, João Paulo Dias. “Foi uma excelente oportunidade de fortalecer as parcerias que já temos com essas universidades e possibilitamos a abertura de novas oportunidades. Nesse sentido termos mobilidade tanto estudantil quanto de servidores docentes e pesquisadores é muito importante”, disse Hoffmann.
A próxima visita da Reitora foi à Universidade do Minho (UMinho) com a qual a UFSCar mais possui publicações científicas conjuntas, segundo a Web of Science. Hoffmann foi recebida pelo Presidente da Escola de Medicina, Nuno Sousa, com quem conversou sobre a aproximação da área da Saúde da UFSCar com a Universidade do Minho. Já está programado que o docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, Bernadino Souto, irá para a Universidade do Minho onde desenvolverá atividades de pós-doutorado. Também ocorreram reuniões com o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a Pró-Reitora de Internacionalização, Carla Martins, quando a Reitora Wanda Hoffmann pode apresentar, como na Universidade de Coimbra, um resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas entre a UFSCar e a UMinho. Ainda houve a assinatura de um acordo de cooperação, renovando assim o vínculo formal pré-existente entre as duas universidades. Por conta da parceria já consolidada entre a UFSCar e a UMinho na área das Engenharias, a Reitora visitou a Escola de Engenharia – campus de Azurém, e participou de reuniões com o Presidente, João L. Monteiro, e o Vice-Presidente da Escola de Engenharia, António Gomes Correia. Também participou da reunião José António Covas, professor do Departamento de Engenharia de Polímeros e membro do Conselho do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.
Na Universidade do Porto, a Reitora reuniu-se com a Vice-Reitora, Maria de Fátima Marinho. Novamente foi apresentado um resumo das cooperações acadêmicas entre as duas instituições, sendo um ponto forte da cooperação a mobilidade discente no âmbito da graduação, bem como na pós-graduação, na área de Psicologia na qual já foram firmados dois acordos de cotutela de tese. Durante a reunião, foi discutida a perspectiva da implantação de um curso de Pós-graduação/Mestrado Profissional em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na UFSCar em parceria com a Uporto.
Com relação à viagem à Espanha, a Reitora participou do IV Encuentro de Rectores Universia 2018, evento que teve a participação de mais de 700 Reitores de universidades ibero-americanas e de diversos outros países. Considerando o tema do encontro “Universidade, Sociedade e Futuro”, a Reitora participou de debates nos seguintes eixos: “Formar e Aprender num Mundo Digital”; “Investigação na Universidade: Um Paradigma em Avaliação?” e “Contribuição para o Desenvolvimento Social e Territorial”. Ainda durante todo o evento, houve a oportunidade da realização de networking com diversas universidades participantes, como por exemplo, com a Professora Pila Jiménez Tello, Vice-Secretária General da Universidad de Salamanca. “Participamos de uma das comemorações dos 800 anos da Universidade de Salamanca, uma situação oportuna para que pudéssemos ter uma interlocução entre Reitores de universidades com as quais já temos parcerias, mas também de iniciarmos um diálogo que aquelas que interessam à UFSCar e também com as instituições que demonstraram interesse em nossas linhas de pesquisa e ensino”, concluiu Wanda Hoffmann.

Leave a Comment

Filed under Eventos, Internacionalização, Políticas de Educação e CTI, Pós-graduação

Comments are closed.