O Prefeito do Campus São Carlos da UFSCar, Rogério Fortunato Junior, representou a Universidade em audiência pública na Câmara Municipal de São Carlos realizada no último dia 1º para tratar da falta de segurança nos trajetos às duas universidades públicas do Município, a UFSCar e a USP. Além do Prefeito, Djalma Ribeiro Junior, da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade (Saade) da UFSCar, também acompanhou o debate, que tocou em temas diretamente relacionados ao escopo de atuação da Saade.

A Audiência foi presidida pelo Vereador Ronaldo Lopes e, além de Fortunato Junior, também contou com a participação na mesa de Alexandre Wellington de Souza, Comandante do Batalhão da Polícia Militar de São Carlos; Denise Gobbi Szakal, Delegada da Delegacia de Defesa da Mulher; Juliana Gomes e Makswell Alves Faria, integrantes da Comissão de Moradia da UFSCar; Bia Carvalho, Diretora do Diretório Central dos Estudantes da UFSCar; Janaina Basílio, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB de São Carlos (Ordem dos Advogados do Brasil); Joel Amaro, Presidente do Conselho de Segurança Comunitário de São Carlos (Conseg); e Tito José Bonagamba, Presidente do Conselho Gestor do Campus da USP em São Carlos.

Durante a audiência, o Prefeito Universitário apresentou características gerais do espaço físico do Campus São Carlos – que é cercado por duas rodovias estaduais e duas estradas municipais, hoje está inserido na área urbana do Município e tem dois acessos principais, nas áreas Sul e Norte. Em seguida, Fortunato Junior compartilhou com as pessoas presentes informações sobre os principais problemas constatados e reclamações recebidas. Um dos pontos abordados foi a grande quantidade de veículos e pedestres nos acessos, com conflitos entre veículos automotores, ciclistas e pedestres. Também foram abordadas falhas na iluminação pública na região dos acessos e, particularmente, as constantes depredações da iluminação na passagem sob o viaduto localizado próximo ao acesso Sul, um dos pontos mais críticos em relação a registros de assaltos e assédio contra mulheres. Também foram apresentadas reivindicações relacionadas ao transporte coletivo, com queixas sobre quantidade de veículos, qualidade do serviço, horários e condições de acessibilidade.

“Infelizmente não houve representantes da Prefeitura Municipal de São Carlos presentes à Audiência, já que grande parte das medidas e encaminhamentos sugeridos dependem do poder público municipal. Porém, ficou acordado que será construída uma pauta junto à Prefeitura, em parceria entre a Câmara e as universidades, envolvendo as questões abordadas, como ampliação e manutenção permanente da iluminação pública, medidas de segurança que inibam a prática do assédio, malha cicloviária, dentre outras”, registra o Prefeito Universitário. “O protagonismo do grupo de estudantes foi marcante e fundamental para que se concretizassem os encaminhamentos acordados. Internamente, já está agendada reunião entre a PU e a Saade para que avancemos especialmente em relação às questões que dizem respeito à área interna ao Campus”, complementa Ribeiro Junior.

Na Audiência, também ficou marcada uma discrepância entre o número de ocorrências relatadas por estudantes e as denúncias formalizadas em diferentes instâncias, o que indica a necessidade de olhar com atenção para essa questão e fortalecer os espaços de acolhimento dessas denúncias. Nesse sentido, um dos pleitos encaminhados foi a reativação de unidades de atendimento específicas à mulher e à diversidade sexual no Município. O Prefeito Universitário também aproveitou a oportunidade para divulgar os canais oficiais da UFSCar de comunicação com as comunidades interna e externa: a Ouvidoria da UFSCar – com informações detalhadas em www.ouvidoria.ufscar.br – e a Saade, cujas informações são divulgadas em blog.saade.ufscar.br.

Comentários desativados em UFSCar participa de audiência pública na Câmara Municipal de São Carlos sobre segurança nos trajetos até a UFSCar e a USP

Filed under Equidade