Nesta semana, entre os dias 24 e 27 de agosto, a UFSCar irá participar da 11ª edição do Seminário de Acesso ao Ensino Superior (SAES). A UFSCar, juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), lidera a organização do SAES, evento nacional que anualmente reúne instituições públicas de Ensino Superior do País. O evento tem o objetivo de compartilhar experiências e firmar parcerias na busca do aprimoramento dos processos seletivos das instituições, e será realizado no campus da UFABC, em Santo André, e no Campus São Paulo do IFSP. Representantes de mais de 30 instituições de todas as regiões do País inscreveram-se para participar das mesas que reúnem especialistas e equipes técnicas responsáveis pelas políticas de ingresso.
Wagner Souza dos Santos, Coordenador de Ingresso na Graduação (CIG) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, e Tainá Veloso Justo, da equipe da Coordenadoria, participam desde fevereiro das reuniões com representantes da UFABC e do IFSP para organizar o evento. Santos explica que as discussões realizadas durante o Seminário pautam outros fóruns, como o Colégio de Pró-Reitores de Graduação (CoGrad) da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “O SAES surgiu com finalidades mais técnicas, como um espaço para a discussão do trabalho das pessoas responsáveis pelo ingresso. Com as mudanças nos processos seletivos, a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a evolução das políticas de ações afirmativas, as discussões sobre as políticas de ingresso passaram a ser incorporadas. Dessa forma, convidamos para esta edição um representante do Ministério da Educação para discuti-las com o grupo, além de outras pessoas especialistas em temas que são caros ao Ensino Superior, como a responsabilidade social.”
Entre os destaques da programação está a mesa com o Diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Vicente de Paula Almeida Júnior, que discutirá propostas de utilização das vagas remanescentes nas instituições. Além disso, a programação conta com debates sobre temas como os desafios do Ensino Médio e suas interfaces com o Ensino Superior e políticas de ingresso para pessoas refugiadas, com deficiências e afrodescendentes. A programação completa do Seminário está disponível no site do evento.