UFSCar organiza seminário nacional sobre ingresso no Ensino Superior que acontece nesta semana

Nesta semana, entre os dias 24 e 27 de agosto, a UFSCar irá participar da 11ª edição do Seminário de Acesso ao Ensino Superior (SAES). A UFSCar, juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), lidera a organização do SAES, evento nacional que anualmente reúne instituições públicas de Ensino Superior do País. O evento tem o objetivo de compartilhar experiências e firmar parcerias na busca do aprimoramento dos processos seletivos das instituições, e será realizado no campus da UFABC, em Santo André, e no Campus São Paulo do IFSP. Representantes de mais de 30 instituições de todas as regiões do País inscreveram-se para participar das mesas que reúnem especialistas e equipes técnicas responsáveis pelas políticas de ingresso.

Wagner Souza dos Santos, Coordenador de Ingresso na Graduação (CIG) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, e Tainá Veloso Justo, da equipe da Coordenadoria, participam desde fevereiro das reuniões com representantes da UFABC e do IFSP para organizar o evento. Santos explica que as discussões realizadas durante o Seminário pautam outros fóruns, como o Colégio de Pró-Reitores de Graduação (CoGrad) da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “O SAES surgiu com finalidades mais técnicas, como um espaço para a discussão do trabalho das pessoas responsáveis pelo ingresso. Com as mudanças nos processos seletivos, a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a evolução das políticas de ações afirmativas, as discussões sobre as políticas de ingresso passaram a ser incorporadas. Dessa forma, convidamos para esta edição um representante do Ministério da Educação para discuti-las com o grupo, além de outras pessoas especialistas em temas que são caros ao Ensino Superior, como a responsabilidade social.”

Entre os destaques da programação está a mesa com o Diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Vicente de Paula Almeida Júnior, que discutirá propostas de utilização das vagas remanescentes nas instituições. Além disso, a programação conta com debates sobre temas como os desafios do Ensino Médio e suas interfaces com o Ensino Superior e políticas de ingresso para pessoas refugiadas, com deficiências e afrodescendentes. A programação completa do Seminário está disponível no site do evento.

Comentários desativados em UFSCar organiza seminário nacional sobre ingresso no Ensino Superior que acontece nesta semana

Filed under Eventos, Graduação

Comments are closed.