UFSCar lança dupla diplomação de doutorado na área de Polímeros em parceria com universidade dos Estados Unidos

A UFSCar lidera, ao lado de três outras universidades brasileiras, a oferta do novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides, em parceria com a Case Western Reserve University (CWRU), nos Estados Unidos. A iniciativa, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prevê a dupla diplomação entre o Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular da CWRU e programas de pós-graduação de quatro instituições brasileiras: PUC-Rio, UFRJ, UFRGS e a UFSCar, com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM).

O Coordenador do PPGCEM, Sebastião Vicente Canevarolo Junior, explica que o projeto começou a ser elaborado em 2012. A partir de contatos estabelecidos com pesquisadores da instituição dos Estados Unidos, o grupo de docentes de programas de pós-graduação com área de Polímeros, todos com nota 7 na avaliação da Capes, se debruçou sobre o projeto da dupla diplomação. A proposta foi apresentada à Capes, que financiará as bolsas para até 20 estudantes durante os quatro anos do doutorado, divididos entre a instituição brasileira escolhida e a CWRU. Durante o primeiro ano, o estudante cursará todas as disciplinas no Brasil, ministradas em Inglês por docentes cadastrados nos programas das cinco instituições participantes. Os dois anos seguintes serão cursados na CWRU, onde os doutorandos desenvolverão suas pesquisas nos laboratórios da Universidade, sob orientação de um docente de cada país, e retornarão ao Brasil para o último ano e a defesa da tese.

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de Polímeros. O objetivo de oferecer dupla diplomação nessa parceria com a CWRU é explorar as potencialidades de cada instituição envolvida, para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da própria academia. Para Canevarolo, o programa de duplo diploma é uma evolução dos modelos de doutorado-sanduíche e de co-tutela. “Formulamos esse projeto em um processo que vem se desenhando desde o começo de 2012, até chegarmos ao modelo comum que contemplasse as cinco instituições envolvidas e a Capes. Agora, com o modelo construído, outras áreas do conhecimento podem se inspirar nessa experiência, que é um caminho direto para a internacionalização. Nas co-tutelas e doutorados-sanduíche, dependemos da vontade do docente de propor a iniciativa, coordená-la e se responsabilizar por ela. Nessa iniciativa, reunimos quatro programas de excelência da área de Polímeros no País e a Case Western, que é uma referência mundial. Dessa forma, temos um programa que funciona em rede com as cinco instituições e é, de fato, internacional, com financiamento pela Capes, que apostou nessa proposta inovadora”, explica o docente.

O processo seletivo para 2016 está em andamento, e o resultado deve ser divulgado nos próximos dias, com o início das aulas neste mês de abril. Outras informações podem ser obtidas no site do programa.

Comentários desativados em UFSCar lança dupla diplomação de doutorado na área de Polímeros em parceria com universidade dos Estados Unidos

Filed under Internacionalização, Pós-graduação

Comments are closed.