UFSCar investe na consolidação de laboratórios multiusuários

A UFSCar está participando, neste momento, de dois editais da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) voltados ao apoio a laboratórios e/ou equipamentos multiusuários. A elaboração e envio das propostas contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da Universidade, que, recentemente, também lançou banco de dados online com os equipamentos multiusuários da Instituição.

No dia 13 de maio, encerrou-se o prazo para envio de propostas ao edital da Finep destinado ao apoio a centros nacionais de infraestrutura científica e tecnológica de caráter multiusuários. Neste caso, os diferentes laboratórios da Universidade podiam enviar suas propostas individualmente, e a ProPq apoiou as pessoas interessadas no preenchimento e envio dessas propostas, além de divulgar a oportunidade junto à comunidade universitária. Em uma primeira etapa – cujo resultado preliminar foi divulgado no último dia 6, com três propostas da UFSCar recomendadas –, foi encaminhada à Finep apenas a manifestação de interesse; na segunda etapa, prevista para estar concluída até o final de outubro, as propostas classificadas na primeira fase enviarão os projetos completos.

Em fevereiro, a Universidade já havia encaminhado proposta institucional a outro edital da Finep, lançado ainda no final de 2014 com o objetivo de financiar a aquisição de equipamentos multiusuários de médio e grande portes, bem como a manutenção desses equipamentos ou daqueles já existentes na Instituição. Como a Finep alterou várias vezes a sistemática do edital, a proposta enviada originalmente pela UFSCar em outubro de 2015 – elaborada a partir de edital interno de seleção de projetos – precisou ser adequada para o novo envio no início deste ano. O resultado preliminar está previsto para o dia 28 de julho e o final para 6 de outubro.

A proposta da UFSCar solicita um total de R$ 14.638.112,29, divididos entre oito subprojetos. Um deles visa a aquisição de equipamentos de computação em nuvem para o projeto Cloud@UFSCar, coordenado por Hermes Senger, docente do Departamento de Computação e Secretário Geral de Informática da Universidade.

Três outros subprojetos estão relacionados à área de Materiais, contemplando a aquisição de equipamentos para o “Laboratório Multiusuários para Desenvolvimento, Síntese e Caracterização de Novos Materiais e Dispositivos Nanoestruturados”, sob a coordenação de José Antonio Eiras, do Departamento de Física; para a caracterização nanoestrutural de materiais, sob a coordenação de Walter José Botta Filho, do Departamento de Engenharia de Materiais; e para espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X, em subprojeto coordenado por Edson Roberto Leite, do Departamento de Química. José Maria Correa Bueno, do Departamento de Engenharia Química, coordenou a elaboração de proposta voltada à implantação de equipamentos multiusuários para caracterização de sólidos e análise da dinâmica de escoamento multifásico.

Flávio Henrique da Silva, do Departamento de Genética e Evolução, coordenou subproposta voltada ao estabelecimento, na UFSCar, de estrutura para sequenciamento em larga escala e análise de sequências de DNA e RNA (UFSCar-Seq). Já a proposta da “Rede de cooperação multidisciplinar sobre alterações cognitivas, neuromusculares e cardiopulmonares no envelhecimento e impacto na funcionalidade” foi coordenada por Audrey Borghi e Silva, do Departamento de Fisioterapia. Arlindo Neto Montagnoli, do Departamento de Engenharia Elétrica, coordenou a elaboração de subprojeto voltado ao “Laboratório multidisciplinar de medidas e prototipagem rápida funcional (Protofast)”.

Comentários desativados em UFSCar investe na consolidação de laboratórios multiusuários

Filed under Pesquisa