UFSCar inicia obras de melhoria do acesso Sul ao Campus São Carlos

Destaque do trecho da entrada Sul do Campus São Carlos que está em obras para melhoria do trânsito de veículos e pedestres

Nesta semana, a UFSCar deu início às obras que irão aprimorar as condições de mobilidade de veículos e pedestres na entrada Sul do Campus São Carlos. A obra, prevista para ser concluída em cinco meses, contempla a construção de calçadas e o deslocamento dos locais onde hoje ficam os dois pontos de ônibus.

Dois novos pontos de ônibus serão construídos, com aumento de iluminação em todo o trecho de circulação de pedestres e medidas voltadas à acessibilidade. Os novos pontos serão localizados mais à frente dos atuais na via que dá acesso à área Norte do Campus, com recuo para a entrada dos ônibus, o que também contribui para a melhoria do fluxo de veículos e para a segurança de pedestres. Faixas de pedestres elevadas serão construídas, o que obriga os veículos a reduzirem a velocidade e sinaliza melhor os locais de travessia.

O Diretor do Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) da Universidade, Douglas Barreto, afirma que as obras contribuirão para a melhora da mobilidade e a segurança no acesso ao Campus. “A readequação do acesso foi planejada visando garantir as condições de acessibilidade e segurança para pedestres e melhorar o fluxo de veículos, que fica bastante intenso nos horários de entrada e saída das aulas”, relata Barreto.

As obras aguardavam autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) para a retirada de 27 eucaliptos, que levou cerca de um ano para ser liberada. Como forma de compensação ambiental, ainda que não tenha sido legalmente exigida neste caso, a UFSCar já doou 728 mudas para o Horto Municipal de São Carlos, que serão utilizadas para arborização urbana. Além disso, três palmeiras serão transplantadas para outro local dentro do Campus e monitoradas pelos próximos dois anos. O custo da obra previsto em contrato é da ordem de 300 mil Reais.

Comentários desativados em UFSCar inicia obras de melhoria do acesso Sul ao Campus São Carlos

Filed under Espaço físico, Gestão ambiental