UFSCar inaugura em Sorocaba sede do Observatório do Turismo do Estado de São Paulo

oturesp

Cerimônia de inauguração da sede do Oturesp (Foto: Fernanda Atayde / CCS-UFSCar)

No dia 10 de junho, a UFSCar inaugurou em Sorocaba a sede do Observatório do Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), iniciativa que irá levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas das cidades do Estado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena; da Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Claudia Martinez; e da Diretora do Campus Sorocaba da Universidade, Eli Angela Toso, além de representantes da administração pública municipal, vereadores, servidores e estudantes da UFSCar.

Em atividade desde 2012, o Oturesp é um programa de extensão da UFSCar que, desde o ano passado, está construindo um banco de dados a partir da interlocução com gestores públicos da área dos 645 municípios paulistas. Com a inauguração da sede, o Observatório deverá, a partir de agora, “ser um instrumento social facilitador de gestão e debate, ‘observando’ com visão estratégica a situação atual e analisando as perspectivas futuras da atividade turística no Estado”, avalia a Coordenadora do Programa, Telma Darn, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar.

Para Cláudia Martinez, o Oturesp é mais um canal que a UFSCar desenvolve para cumprir sua missão de produzir conhecimento, formar pessoas e atuar de modo transformador na sociedade. “Os municípios, muitas vezes, não têm noção das suas potencialidades turísticas e acabam perdendo oportunidades de desenvolvimento. Nesse sentido, o trabalho do Observatório vem contribuir com todo o nosso Estado, do ponto de vista econômico, cultural e social, já que a partir das pesquisas realizadas os administradores públicos poderão tomar medidas mais assertivas no setor do turismo”, afirma a Pró-Reitora.

Já o Secretário de Turismo destaca como o potencial turístico de São Paulo é grande e que o Estado dispõe de infraestrutura adequada para explorá-lo. “Nosso setor movimenta 56 outros setores da economia e tem uma pujança impressionante em São Paulo. Faltavam, no entanto, os dados objetivos, os números, para podermos fazer prognósticos, prospecções, pensar o turismo em longo prazo”, afirmou o dirigente na inauguração, definindo a cerimônia como um “momento histórico”. Eli Toso, por sua vez, caracterizou a nova sede como mais uma conquista para a Universidade e para a consolidação do Campus Sorocaba.

Também durante a cerimônia, a Coordenadora do Oturesp sinalizou as próximas etapas do trabalho. “O nosso próximo passo é sistematizar os dados que já levantamos e torná-los públicos, em site e plataforma física, para que todos tenham acesso, numa comunicação fácil e de simples entendimento”, explicou.

A sede do Oturesp fica no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura da UFSCar, localizado na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no bairro Santa Rosália. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail oturesp@ufscar.br.

Comentários desativados em UFSCar inaugura em Sorocaba sede do Observatório do Turismo do Estado de São Paulo

Filed under Extensão

Comments are closed.