Tabela publicada na edição de abril da revista Pesquisa Fapesp mostra a UFSCar entre as 10 universidades brasileiras com maior produção científica no período 2001-2011. A tabela foi elaborada com dados da Essential Science Indicators – Thomson Reuters, uma das bases de dados mais empregadas mundialmente como fonte para a construção de indicadores de produção científica.
Em número absoluto de artigos, a UFSCar teve indexadas na base ao longo do período 6.024 publicações. A tabela também traz dados sobre o número de citações desses artigos, critério a partir do qual a Universidade ocupa o sétimo lugar, com índice de 6,18 citações por artigo indexado. Os índices de citação são utilizados para avaliar a relevância e visibilidade dos artigos científicos.
Os resultados ganham especial relevância quando são analisados os números de docentes por instituição. Isto porque, de acordo com dados do Censo da Educação Superior 2010, a UFSCar é apenas a 30ª instituição de federal de Ensino Superior em relação ao número de professores em seu quadro. Essa configuração coloca a Universidade entre as instituições com um dos maiores índices de publicações por docente do País.

Fonte da Tabela: Revista Pesquisa Fapesp, Edição 194, Abril de 2012, p. 10

Comentários desativados em UFSCar figura entre as 10 universidades brasileiras com maior produção científica

Filed under Pesquisa