UFSCar envia 31 propostas para o edital do ProExt para 2016

No último dia 30, a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) realizou a submissão de propostas da comunidade da UFSCar ao edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) para 2016. Foram enviadas 31 propostas para 12 das 20 linhas temáticas compreendidas pelo edital. Todos os oito Centros Acadêmicos dos quatro campi da Universidade enviaram propostas, sendo 20 do Campus São Carlos, seis do Campus Sorocaba, três do Campus Lagoa do Sino e duas do Campus Araras.

A Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Claudia Maria Simões Martinez, chama atenção para a diversidade das áreas de conhecimento das propostas submetidas, que envolveram mais de 20 departamentos da Universidade. “É muito interessante observarmos como, ao longo dos anos, nós diversificamos cada vez mais as áreas de conhecimento das propostas que enviamos ao ProExt. Neste ano, especialmente, destacou-se a preocupação com a sustentabilidade e o desenvolvimento rural, que são centrais em pelo menos metade das propostas. Isto demonstra a capacidade da Universidade de responder às questões postas pelo mundo atual, suas preocupações com o futuro, e o compromisso social com o entorno, que é um dos princípios mais caros à extensão”, avalia Martinez.

ProExt

O ProExt – realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com diversos outros ministérios – é destinado ao fomento de programas e projetos de extensão com ênfase em inclusão social e conta com 20 linhas temáticas para submissão de propostas. O encaminhamento das propostas ao MEC é institucional e, no caso da UFSCar, a responsabilidade é da ProEx. Os programas contemplados recebem até R$ 300 mil e os projetos até R$ 100 mil.

As propostas de programas e projetos são, inicialmente, enviadas à Pró-Reitoria, e uma comissão formada pelos coordenadores de áreas da ProEx e dos Núcleos de Extensão as analisa, emitindo pareceres e propondo melhorias e adequações. Como há limites ao número de programas e projetos que a Universidade pode submeter a cada linha temática, esse processo é importante não apenas para que as propostas sejam aprimoradas, mas também para que, se necessário, possam ser remanejadas para outras áreas ou agrupadas. Neste ano, a ProEx realizou reuniões em todos os campi para fomentar a participação e tirar dúvidas da comunidade universitária. Ao final do processo, as 31 propostas – 14 programas e 17 projetos – foram enviadas ao MEC, e o resultado final deve ser publicado até o dia 21 de junho deste ano.

Comentários desativados em UFSCar envia 31 propostas para o edital do ProExt para 2016

Filed under Extensão