UFSCar elabora Plano de Cultura envolvendo a comunidade universitária de seus quatro campi

Um grupo de trabalho liderado pelo Coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Wilson Alves-Bezerra, se debruça desde novembro do ano passado sobre a tarefa de elaborar o Plano de Cultura da UFSCar. A elaboração do Plano foi estimulada pelo edital Mais Cultura nas Universidades, lançado por meio de parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), que destinará 20 milhões de Reais para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a Arte e a Cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

O processo de formulação do Plano de Cultura teve início com duas reuniões abertas a todos os interessados, a fim de apresentar o edital e colher sugestões, além de mobilizar pessoas interessadas em integrar o grupo que viria a elaborar a proposta. A partir de então, reuniram-se servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes dos quatro campi da Universidade, para a construção colaborativa da proposta pautada na valorização das características particulares dos projetos de Cultura já existentes na Instituição. As prefeituras das cidades que abrigam os campi da UFSCar também estão em diálogo com o grupo de trabalho, com a intenção de formular ações conjuntas, que envolvam também a comunidade externa.

plano_cultura_gde

Grupo de trabalho que está elaborando o Plano de Cultura realizou reunião em todos os campi. Na imagem, a equipe reunida no Campus Araras. (Crédito: Divulgação / UFSCar)

 

O Plano de Cultura será concluído até o próximo dia 23, prazo final para a submissão ao edital, e ainda não há data para divulgação dos resultados. Entretanto, Alves-Bezerra avalia que o Plano já está sendo colocado em prática. “As reuniões frequentes do grupo, toda a reflexão e todo o planejamento que realizamos já podem ser compreendidos como uma aplicação do Plano. Estamos pensando a Cultura para além desse edital, com ações que inclusive não dependem de recursos, como, por exemplo, os espaços de discussão.”

O Plano

A integração pela via da extensão universitária foi o mote escolhido pelo grupo que está elaborando a proposta, considerando a experiência acumulada na UFSCar de promoção da Cultura por meio da extensão. A partir dessa opção, o grupo definiu três plataformas para o planejamento das ações: física, virtual e móvel. No que se refere à estrutura física, são delineadas ações para incrementar os equipamentos de cultura convencionais e não convencionais já existentes na Universidade, como, por exemplo, tendas culturais e espaços de convivência. No campo virtual, é proposto um portal de Arte e Cultura, que conterá o mapeamento das atividades, incluindo aquelas relacionadas aos projetos de extensão voltados à temática da memória institucional. Já na plataforma móvel, um veículo doado pela Receita Federal será usado para promover atividades itinerantes, fortalecendo a relação entre a Universidade e comunidade externa.

Alves-Bezerra comenta que, com a expectativa do recebimento dos recursos, outras ações ainda devem surgir. “Estamos buscando parcerias e outras fontes de recursos para viabilizar as ações propostas pelo Plano, e avançando nos debates sobre as atividades extensionistas de Cultura na Universidade. Pela primeira vez conseguimos fazer essa discussão com os quatro campi, observando as carências e as potencialidades de cada um, para desenhar um plano que contemple a UFSCar como um todo”, explica.

Além das três plataformas, outras ações estão sendo planejadas, e um exemplo é a realização de fóruns de Cultura, com o objetivo de refletir sobre eventos e ações, bem como gestar estratégias futuras. Há também a ideia de oferecer cursos de formação de professores em Arte e Cultura, em resposta à carência desses profissionais nas regiões no entorno da Universidade.

Comentários desativados em UFSCar elabora Plano de Cultura envolvendo a comunidade universitária de seus quatro campi

Filed under Extensão

Comments are closed.