
Comitiva da UFSCar e dirigentes do Senai durante o workshop realizado em São Bernardo do Campo (Crédito: Ana Mitiko – Fiesp)
No dia 1º de setembro, uma comitiva da UFSCar esteve na Escola “Mario Amato” do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em São Bernardo do Campo, para workshop com o objetivo de dar continuidade às tratativas entre a Universidade e as unidades paulistas do Senai, iniciadas em maio deste ano com o objetivo de estreitar as relações entre as instituições e estabelecer parcerias nas áreas de pesquisa e pós-graduação. Estiveram no Senai o Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto; a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo; e o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Ronaldo Censi Faria. Também participaram do encontro docentes da Universidade que manifestaram interesse nas parcerias e disponibilidade para a participação no workshop, a partir de convites feitos pela Administração Superior da Universidade. Assim, estiveram presentes Pedro Augusto de Paula Nascente, do Departamento de Engenharia de Materiais; Edenir Rodrigues Pereira Filho, do Departamento de Química; Arlindo Neto Montagnoli, do Departamento de Engenharia Elétrica; e Sérgio Henrique Evangelista, do Departamento de Engenharia Mecânica.
Na ocasião, foram feitas apresentações da Universidade e do Senai que, junto com os diálogos empreendidos ao longo do dia, tiveram o objetivo de favorecer o aprofundamento na identificação de áreas de interesse comum entre a UFSCar e o Senai. Além disso, os representantes da Universidade apresentaram uma minuta de convênio de cooperação que deverá ser a base para parcerias futuras mais específicas – documento conhecido como “convênio guarda-chuva” –, que agora está em apreciação pela área jurídica do Senai. “Neste encontro, ficou ainda mais evidente que há muitas afinidades entre linhas de pesquisa, interesses comuns e possibilidades de articulação de esforços. Estamos em uma etapa em que a prospecção, o levantamento de possibilidades, são fundamentais para que possamos tornar a parceria algo concreto e, para que continuemos avançando, um novo evento deverá acontecer na UFSCar no final de outubro, com a possibilidade de participação de mais integrantes de nossa comunidade universitária”, relata o Vice-Reitor.
Na área da pós-graduação, duas linhas de trabalho já estabelecidas dizem respeito à qualificação de professores e técnicos do Senai nos cursos de pós-graduação já existentes na UFSCar e, também, a possibilidades relacionadas à oferta de cursos de mestrado profissional interinstitucionais em áreas de interesse da indústria. Já no que diz respeito à pesquisa, as oportunidades envolvem a realização de pesquisas em conjunto e, também, a utilização da infraestrutura existente nas mais de 90 unidades do Senai no Estado de São Paulo. Também tratou-se da possibilidade dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar realizarem estágios tecnológicos nas unidades do Senai.
“Uma oportunidade muito relevante que já existe, independentemente da formalização das parcerias mais específicas, é o Programa Senai de Apoio à Pesquisa, por meio do qual é possível que docentes e estudantes de pós-graduação tenham acesso à infraestrutura disponível nas unidades do Senai, com apoio operacional dos especialistas dessas unidades. Além do ganho direto que muitos pesquisadores e grupos de pesquisa podem ter, esta também é uma ferramenta de interação que pode ajudar na prospecção de oportunidades de pesquisas em colaboração”, destaca o Pró-Reitor de Pesquisa Adjunto, Ronaldo Faria, sugerindo que a comunidade da UFSCar visite o site do Programa e, também se colocando à disposição para auxiliar no esclarecimento de eventuais dúvidas, o que pode ser feito pelo e-mail propq-adj@ufscar.br.