UFSCar e IFSP renovam acordo de cooperação

A UFSCar e o Instituto Federal São Paulo (IFSP) renovaram o acordo de cooperação que permite a utilização da infraestrutura de ambos os campi pelas duas instituições. O acordo anterior com a Universidade, que permitiu a implementação da unidade do IFSP na cidade, perdeu sua validade em 2017, e foi renovado pela atual gestão da Administração Superior da UFSCar, juntamente com a Direção-Geral do Campus e a Reitoria do IFSP.

A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, explica que o documento é a repactuação de um acordo feito para a implementação do IFSP, e a gestão, à época, compreendeu a importância do município receber um Campus do Instituto Federal. “Por sua vez, a universidade tinha uma estrutura que podia acolher esse projeto e dispunha de espaço. A parceria ficou suspensa na última gestão, mas assim que assumimos, voltamos a trabalhar para o seu restabelecimento, de forma amigável e colaborativa”, conta.

Além disso, ela sinaliza a possibilidade de ampliação desse acordo com novos projetos, “temos muitas áreas que podemos desenvolver, como a formação de professores, desenvolvimento tecnológico, e não apenas no Campus São Carlos, pois, atualmente, possuímos também uma parceria com o Campus Sorocaba; percebo, ainda, que conseguiremos avançar muito”, pontua.

Para o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, o acordo é um exemplo do uso racional de recursos com o compartilhamento, que vai além da infraestrutura, “trocamos ideias e conhecimentos, nossos laboratórios podem e devem ser utilizados pela força de trabalho da UFSCar, inclusive para a orientação e desenvolvimento de projetos de mestrado e doutorado, principalmente a nossa infraestrutura de aeronáutica, uma área que a UFSCar não tem; daí a importância de um projeto dessa natureza, em que somamos esforços para minimizar os recursos gastos e entregamos muito mais à sociedade”.

O diretor do Campus São Carlos do IFSP, Rivelli da Silva Pinto, comemora o restabelecimento da parceria. “Esse acordo traz um enorme benefício aos alunos, visto que eles poderão não só utilizar os refeitórios, bibliotecas, acesso ao Campus pela universidade, como também participar de projetos conjuntos entre as instituições”.

Com informações da assessoria de comunicação do IFSP

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Comments are closed.