UFSCar e Governo do Estado firmam parceria na área do Turismo

oturesp

Representantes da UFSCar e equipe da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo na cerimônia de assinatura do convênio. (Foto: Fabrício Mazocco / Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar)

Na última terça-feira (24/3), a UFSCar e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo firmaram parceria em um projeto que prevê a realização de diagnóstico das potencialidades do turismo nos municípios paulistas. A assinatura do convênio aconteceu na sede da Secretaria, em São Paulo, com a presença do Secretário Roberto de Lucena; do Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; e da coordenadora do projeto – intitulado “Observatório do Turismo do Estado de São Paulo – Oturesp” –, Telma Darn, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades. O projeto já conta também com parceria com o Ministério do Turismo.

Na cerimônia, o Vice-Reitor da UFSCar destacou o papel da Universidade no desenvolvimento do projeto junto à sociedade. “O Observatório é de extrema importância não só por ser um grande campo de pesquisa que envolve também os nossos estudantes, mas inclusive por contribuir para o resgate da cultura do Estado”, afirmou. Já o Secretário de Turismo avaliou que, para o turismo assumir um papel de relevância socioeconômica, é importante ter indicadores atuais que possibilitem planejamento futuro da área, e que para isso é imprescindível a participação da Universidade. “Esse projeto em parceria com a UFSCar nos fornecerá dados que nos levarão aonde realmente queremos estar”, declarou Lucena.

Telma Darn explica que mais de 600 municípios paulistas serão “observados”, com o objetivo de verificar suas potencialidades na utilização e gestão sustentável de seus recursos naturais, históricos e culturais. Também deverá ser constituída uma rede de informações sobre o turismo em São Paulo. Os projetos de pesquisa do Observatório abrangem a definição de indicadores e estudos da cadeia produtiva, da demanda e impactos do turismo, dentre outros temas.

Comentários desativados em UFSCar e Governo do Estado firmam parceria na área do Turismo

Filed under Extensão