UFSCar é destaque no Prêmio FEJESP de Educação Empreendedora 2021

Equipe da UFSCar

Equipe da UFSCar na cerimônia de premiação da FEJESP 2021 (Divulgação)

UFSCar se destacou no Prêmio da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) de Educação Empreendedora 2021 e conquistou dois prêmios e três certificados. A Universidade recebeu o prêmio de Melhor Universidade Pública Federal no Ranking das Universidades Empreendedoras Paulistas e o 3º lugar no prêmio Excelência do Movimento Empresa Júnior Paulista.

As certificações conquistadas foram de Instituição de Ensino Superior Federada, pela contribuição para a formação empreendedora de seus estudantes, por meio do estímulo ao Movimento Empresa Júnior na Instituição, e a de Alto Crescimento, que diz respeito à performance das Empresas Juniores (EJs) na Instituição e indica que a Universidade atingiu o valor de faturamento e número de projetos maior ou igual à soma dessas metas de suas EJs.

A UFSCar configurou-se também como uma Instituição de Ensino Superior Júnior, por ter pelo menos 25% dos cursos de graduação oferecidos contempaldos com o Movimento Empresa Júnior. No dia 8/12, será anunciado, em Brasília (DF), o resultado do Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras 2021.

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, acompanhada da coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), Marta Cristina Marjotta-Maistro, da representante da Agência de Inovação, Patrícia Villar, da Chefe do Departamento de Informações Institucionais da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Nadine Ramos, do Secretário Geral de Relações Internacionais, Márcio Weber Paixão, e do estudante de Engenharia de Materiais e integrante do Movimento das Empresas Juniores, Marcelo Ávila, participou da premiação, realizada na última terça-feira (30/11).

Ao receber um dos prêmios, a Reitora destacou a importância de todas as pessoas que, mesmo em tempos de tantas ameaças à educação, à ciência e à tecnologia, constroem a UFSCar diariamente em busca da excelência. Além disso, reafirmou o compromisso da Universidade em seguir atuando na educação empreendedora para além de promover o desenvolvimento tecnológico na sociedade, transformando o Brasil em um país menos desigual.

“Foi com muito orgulho que recebi esse prêmio em nome da UFSCar. Ele é fruto de um importante trabalho de Extensão, com o envolvimento de toda a comunidade, que contribui significativamente para que os nossos estudantes adquiram experiência profissional ainda na Universidade. Estreamos o prêmio com o título de Melhor Universidade Pública Federal no Ranking das Universidades Empreendedoras Paulista e isso é fantástico” , destacou.

O Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) tem como proposta valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil e o compromisso das instituições em oferecer aos estudantes a vivência empresarial ainda no espaço acadêmico.

Para identificar as universidades com o perfil empreendedor, o ranking analisa seis pilares que caracterizam o empreendedorismo no Ensino Superior. São eles: Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura, Capital Financeiro e Cultura Empreendedora.

Marjotta-Maistro explica que alcançar esse resultado estadual só foi possível pela atuação conjunta das unidades e dos estudantes de Graduação para o levantamento de dados e participação nas pesquisas de avaliação. “Os certificados conquistados pela UFSCar são muito importantes, pois mostram que a Universidade também tem um olhar voltado para uma educação empreendedora”, disse.

Leave a Comment

Filed under Extensão, Prêmios

Comments are closed.