UFSCar doa mais de 1.500 livros para escolas estaduais que apoiaram a realização da 67ª Reunião Anual da SBPC

Representantes das 21 escolas de São Carlos e região recebem a doação de mais de 1.500 livros como forma de agradecimento ao apoio prestado à realização da 67ª Reunião Anual da SBPC (Foto: Rogério Gianlorenzo – FAI/UFSCar)

As 21 escolas estaduais de São Carlos e região que apoiaram a UFSCar na realização da 67ª Reunião Anual da SBPC, sediada pela Universidade em julho deste ano, receberam no começo do mês a doação de 1.554 livros. A dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, e representantes das 21 escolas, estiveram na Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, no dia 2 de outubro, para receber a doação. A iniciativa foi realizada como forma de retribuir o alojamento oferecido para as delegações de alunos e professores de outros Estados que participaram do evento.

Cada escola recebeu 74 livros de literatura, escolhidos pelos próprios alunos com base em seus interesses, que irão compor os acervos das salas de leitura. Para a Diretora Executiva da FAI, Lourdes de Souza Moraes, a escolha de títulos mais próximos à realidade das crianças e adolescentes é positiva por atrair o interesse dos alunos para a leitura. “Acredito que a leitura começa por livros da literatura corrente para que um dia eles possam chegar a ler, por exemplo, Machado de Assis”. O Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, que dividiu a coordenação local da Reunião com Moraes, explica que a doação foi um compromisso estabelecido antes da realização do evento. Para ele, os livros são capazes de inspirar e mudar a vida das pessoas. “Eu costumo citar o astrônomo Carl Sagan, por dizer que o fato do ser humano ser capaz de escrever um livro é a prova de que fazemos milagres. Por meio deles, as pessoas podem conhecer outros mundos e lugares, então, acho que é muito importante que a Universidade participe disso”, afirma o Vice-Reitor.