UFSCar dá início às comemorações de seus 45 anos

Logo Opc?o?esNa última quinta-feira, dia 22 de outubro, a UFSCar iniciou as comemorações oficiais de seus 45 anos com o lançamento do selo comemorativo da data, com o tema “Expandindo conhecimento”. A marca foi criada a partir do conceito de uma Universidade democrática e diversa, que é construída por diferentes atores que contribuem para seu crescimento. A ideia da transformação também está presente na marca, partindo da compreensão das transformações pelas quais a Universidade passou ao longo de sua história, e a constante expansão de seus espaços e contribuições para a sociedade.

As comemorações tiveram início com a apresentação do selo, criado pelo programador visual da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, Matheus Mazini Ramos. Em sua fala, Ramos apresentou o processo criativo para a elaboração da marca, e, em seguida foi a vez da conferência “A Universidade do Futuro”. A partir de uma retomada da história do Ensino Superior no Brasil, os participantes discutiram os desafios que a universidade deverá enfrentar, frente à necessidade de tornar-se mais dinâmica, versátil e flexível, tanto no que se refere à gestão administrativa, como no que diz respeito ao papel do professor no processo de formação dos estudantes. O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, apresentando um panorama do Ensino Superior, desde a criação da primeira universidade no País, em 1934, até a expansão do sistema federal experimentada mais recentemente com o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Araújo Filho apontou o desenvolvimento tardio do Ensino Superior, destacando caminhos para se enfrentar os desafios que os dias atuais colocam, e ressaltou o papel da universidade para promover o desenvolvimento do País e a inclusão social. Em seguida, foi a vez do professor Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos, vinculado à Universidade de São Paulo (USP), e presidente do CNPq entre os anos de 2011 e 2015. Oliva apresentou uma série de dados sobre a realidade das universidades brasileiras e sua relação com a inovação, que subsidiaram reflexões sobre as necessidades de mudanças nas universidades de modo a formar pessoas altamente qualificadas para responder aos desafios da contemporaneidade, e preparadas para contribuir com o desenvolvimento do País.

No mesmo dia, foi lançada a exposição “UFSCar 45 Anos – Memória da Extensão”, que tem como objetivo divulgar os produtos desenvolvidos pelas atividades de extensão vinculadas ao edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática específica sobre a memória da UFSCar, ainda como parte das comemorações dos 45 anos da Instituição. Na abertura da exposição, a Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez, e a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Luzia Sigoli Fernandes Costa, debateram com o público as ações da Universidade para conservação e sistematização da memória institucional.

Comentários desativados em UFSCar dá início às comemorações de seus 45 anos

Filed under Eventos, Extensão, Gestão