UFSCar contra Aedes: Docentes preparam capacitações para profissionais de Saúde

aedes_portalatualDocentes da UFSCar estão mobilizados na campanha “UFSCar Contra Aedes”, que integra os esforços do Ministério da Educação na mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, e planejam atividades que orientem profissionais de Saúde e a população em geral acerca dos temas relacionados ao combate ao mosquito. Até o momento, cerca de 20 docentes de diferentes campi da UFSCar compõem o comitê científico do programa, organizado em três subtemas: Ambiental, que aborda o controle do mosquito; Microcefalia e Guillain-Barré, que se concentram nas implicações da doença causado pelo zika vírus em crianças e adultos.

Coordenado pela Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, o comitê está preparando materiais informativos para serem distribuídos à população e aos profissionais de Saúde, e também um seminário que envolva os três subtemas. “O comitê agrega docentes com ampla experiência em diferentes áreas relacionadas ao Aedes e às doenças que o mosquito transmite. Especialmente, destaca-se a experiência clínica e de pesquisa sobre o desenvolvimento de crianças com microcefalia, acumulada por docentes das áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Agora, estamos sistematizando esses conhecimentos e avaliando, em diálogo com os demais grupos de trabalho da campanha, as melhores formas de orientar toda a população e oferecer o conhecimento gerado na Universidade sobre esses temas. Fica claro neste momento que precisamos de um esforço contínuo, do comprometimento de toda a comunidade para que essas ações sejam mantidas e a UFSCar possa explorar seu potencial de promover ainda mais ações e contribuir com essa causa”, relata Oliveira.

Palestra

Aconteceu hoje (10/3), às 10 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, no Campus São Carlos da UFSCar, uma palestra sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti para estudantes dos cursos de Saúde da Universidade que atuam como estagiários nas unidades de Saúde do Município. A palestra foi ministrada pelo docente do Departamento de Medicina (DMed) Bernardino Geraldo Alves Souto e trouxe informações atualizadas sobre doenças como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya. O objetivo do encontro foi compartilhar com os participantes as informações mais recentes sobre protocolos de atendimento e procedimentos de atenção à Saúde. “É fundamental capacitar os nossos estagiários, porque eles são agentes multiplicadores dentro do serviço de Saúde de São Carlos”, salienta Jamile Bussadori, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) e uma das organizadoras da atividade, que foi aberta a todos os profissionais da Saúde e demais interessados.

Comentários desativados em UFSCar contra Aedes: Docentes preparam capacitações para profissionais de Saúde

Filed under Campanhas, Extensão, Saúde

Comments are closed.