UFSCar contra Aedes: Ações do programa buscam concretizar espaços de multiplicação do conhecimento já sistematizado

zika

Equipes responsáveis pela manutenção do espaço físico da UFSCar em encontro com a Vigilância Epidemiológica de São Carlos – Foto: Enzo Kuratomi/CCS)

Cinquenta dias após o seu lançamento oficial, em 19 de fevereiro, o programa “UFSCar contra Aedes” está em uma etapa caracterizada por esforços voltados à concretização de espaços, ações e projetos que possibilitem a multiplicação do conhecimento já sistematizado pelas equipes da iniciativa e dos produtos já realizados.

Na semana passada, entrou no ar o site do Programa, em www.combateaedes.ufscar.br, que compartilha as notícias sobre o andamento das ações, produtos audiovisuais e impressos voltados à conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e a agenda de ações já programadas, dentre outras informações. Nas últimas semanas, a coordenação do programa – a cargo do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira, e da Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez – também esteve nos campi Araras e Sorocaba, em reuniões voltadas à estruturação de ações locais. Em breve deverá ser agendado encontro também no Campus Lagoa do Sino.

Frente ao lançamento, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de seleção pública de propostas para apoio a projetos de pesquisa aplicados ao combate do vírus da Zika, a Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), lançou chamada interna para participação no edital, que prevê o envio de apenas uma proposta por instituição, com até 10 subprojetos. Nesta sexta-feira (8/4), às 9 horas, será realizada reunião aberta a todos os interessados em participar, para definição de propostas conjuntas. A reunião acontece no Anfiteatro 1 do CCBS.

Capacitação

Também no âmbito do programa “UFSCar contra Aedes”, várias oportunidades de formação e capacitação estão planejadas, voltadas a diferentes públicos.

De 1º de abril a 1º de julho está sendo oferecido, sob a coordenação dos docentes do Departamento de Medicina Bernardino Geraldo Alves Souto e Carla Polido, curso voltado à qualificação do atendimento à gestante durante o pré-natal que aproveitará a oportunidade para atualizar os protocolos para o tratamento das doenças relacionadas ao Aedes aegypti – Zika, dengue, febre Chikungunya e febre amarela – junto aos médicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde de São Carlos. A capacitação foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na última quarta-feira (6/4), integrantes das equipes das prefeituras dos campi da UFSCar participaram de encontro com a coordenadora de combate às endemias da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, que compartilhou informações e orientações sobre inspeções de campo para localização, redução e erradicação de criadouros do mosquito. Na próxima terça-feira (12/4), o Departamento de Apoio à Educação Ambiental da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), em parceria com o Departamento de Gestão de Resíduos da SGAS, também abordará o tema do combate ao Aedes em atividade de capacitação junto aos funcionários terceirizados que realizam os serviços de limpeza do Campus São Carlos.

Já no dia 18, será iniciado um esforço de multiplicação de informações junto às comunidades escolares do município de São Carlos. Nesta data, integrantes da equipe do programa “UFSCar contra Aedes” participarão de encontro com representantes de todas as escolas estaduais de São Carlos, no âmbito do projeto “Prevenção também se ensina”, da Secretaria de Estado da Educação. Na ocasião, os representantes da UFSCar abordarão informações relacionadas ao combate ao Aedes aegypti e ao manejo clínico das doenças relacionadas, além de iniciar a divulgação de concurso de vídeos voltado aos estudantes de São Carlos, com o tema “Que caminhos a sociedade pode seguir para o combate ao Aedes?”. Em breve deverá ser agendada reunião semelhante com as escolas municipais. A coordenadora do Comitê de Ações Externas do “UFSCar contra Aedes”, Larissa Riani Costa Tavares, que coordena também o Núcleo de Extensão UFSCar-Saúde, explica que as ações estão sendo pensadas a partir da inserção já existente da UFSCar em espaços dos municípios nas quais está presente. “Para a interação com as escolas, por exemplo, estamos identificando os lugares onde os estudantes da Universidade já estão atuando, seja em estágios, atividades de extensão, dentre outras possibilidades. Também já iniciamos ações voltadas aos equipamentos de Saúde, especialmente aqueles voltados à Atenção Básica, onde nossos alunos também já estão presentes”, exemplifica Tavares.

Por fim, para o dia 28 de abril, está programada a realização do I Seminário UFSCar contra Aedes: controle ambiental e aspectos clínicos, coordenado pelo Comitê Científico do programa da UFSCar. A programação deverá ser divulgada em breve. Todas as atividades do “UFSCar contra Aedes” podem ser acompanhadas em www.combateaedes.ufscar.br.

Comentários desativados em UFSCar contra Aedes: Ações do programa buscam concretizar espaços de multiplicação do conhecimento já sistematizado

Filed under Campanhas, Saúde

Comments are closed.