A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) divulgou ontem (25/8) o resultado preliminar da Carta Convite lançada em novembro do ano passado para concessão de recursos adicionais que permitissem a conclusão de obras contempladas em editais anteriores de apoio à modernização e à ampliação da infraestrutura de apoio à pesquisa das universidades brasileiras (CTInfra, Proinfra, Novos campi e Campi regionais). A UFSCar foi contemplada com R$ 18.021.231, um valor que representa 20% dos recursos distribuídos neste resultado preliminar. Na Carta Convite, a Finep chamou 117 instituições para submeterem propostas, das quais 30 foram contempladas neste momento. A instituição contemplada com o segundo maior volume de recursos, depois da UFSCar, foi a Universidade Federal da Bahia, com R$ 7.175.548.

A proposta da UFSCar – cuja elaboração foi coordenada pelo Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da Universidade, Ronaldo Censi Faria – é composta por 10 obras, incluídas a partir dos critérios previstos pela Finep, que priorizou as construções iniciadas há mais tempo e que ainda estivessem com convênios vigentes. Destas, nove foram contempladas no resultado preliminar, e a Universidade irá recorrer em relação ao subprojeto ainda não aprovado (do Centro de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical – Biotrop –, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde).

Das nove obras já contempladas, as duas com maior valor referem-se à conclusão dos edifícios de laboratórios de pesquisa nos campi Sorocaba e Araras, que receberão, respectivamente, R$ 3.780.400 e R$ 2.586.251. Dentre as obras mais próximas da etapa de conclusão estão o Núcleo de Apoio à Pesquisa do Centro de Educação e Ciências Humanas (NAP/CECH, contemplado com R$ 2.147.050), o Centro de Inferência Aplicada do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CINA, contemplado com R$ 1.026.582) e o edifício que abrigará o Instituto de Estudos Avançados da UFSCar (IEA, contemplado com R$ 2.218.967). Outra obra já iniciada e contemplada com recursos para sua conclusão foi o edifício para Laboratórios de Nanotecnologia e Biotecnologia do Departamento de Química (Nanobio), que receberá R$ 1.912.810. Por fim, três obras ainda não iniciadas também terão recursos previstos para que possam ser integralmente concluídas: o edifício dos Núcleos de Laboratórios Criogenia – Materiais Avançados (MavLabs, vinculado ao Departamento de Física, contemplado com R$ 1.626.038); o Laboratório Integrado de Pesquisa em Engenharia de Produção (R$ 2.097.109) e o Biotério Central (R$ 626.024).

“Neste momento, não foi avaliado o mérito científico das propostas, uma vez que elas já haviam sido aprovadas quanto a esse critério. A avaliação foi em relação à viabilidade técnica das propostas e à adequação da documentação relativa à gestão das obras. Assim, quero registrar o reconhecimento às equipes da ProPq e da FAI que se dedicaram à elaboração da proposta, especialmente o Luciano Mitidieri Bento Garcia, Coordenador de Infraestrutura para Pesquisa da Pró-Reitoria; o Jorge Luis Santilli, da Divisão de Engenharia da FAI; e o José Eduardo Boense Tavares, da área de Projetos Governamentais da Fundação”, registra o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa.

“O reconhecimento, por parte da Finep, das dificuldades relacionadas ao CTInfra, especialmente a incompatibilidade entre o valor concedido pelo metro quadrado de construção e os valores efetivamente praticados na construção civil, esteve entre os principais esforços que empreendemos ao longo do último ano à frente da Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior], e a publicação da Carta Convite foi uma conquista muito importante. Agora, com esse desempenho notável da UFSCar, ficamos ainda mais satisfeitos, e estou certo de que esses recursos serão fundamentais para alavancar ainda mais a produção de conhecimento por nossos pesquisadores”, comemora o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

O resultado preliminar completo pode ser conferido no site da Finep. A previsão é que o resultado final seja publicado a partir do dia 22 de setembro.

Comentários desativados em UFSCar conquista R$ 18 milhões para conclusão de obras relacionadas à infraestrutura de pesquisa da Instituição

Filed under Infraestrutura, Pesquisa