A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem (1/7) o resultado do edital de 2014 do programa Pró-Equipamentos, que apoia projetos institucionais de aquisição de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica nos programas de pós-graduação das instituições públicas de Educação Superior. A UFSCar foi contemplada com R$ 1.804.000, valor solicitado na proposta enviada ao edital.

A proposta elaborada na Universidade, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e com apoio do Conselho de Pós-Graduação, optou por priorizar os programas em fase de implantação ou consolidação (com conceitos 3 e 4 na última avaliação da Capes). Inicialmente, foi feito levantamento das necessidades junto a esses programas, que resultou em uma demanda no valor de R$ 2.548.218, 26, cerca de 40% superior ao valor máximo que a Instituição poderia solicitar. Para a elaboração dos critérios de seleção dos subprojetos a serem incluídos na proposta – além daqueles já constantes no próprio edital do Pró-Equipamentos –, foi designada uma comissão assessora composta por pesquisadores de todos os Centros Acadêmicos da Universidade e pelos pró-reitores adjuntos de Pós-Graduação e de Pesquisa. A partir do trabalho da comissão, foram priorizados equipamentos de uso compartilhado e, também, buscou-se o equilíbrio entre as áreas de conhecimento presentes na UFSCar, além de potencializar a qualidade da pesquisa realizadas nos programas e o aprimoramento de seus índices de publicação.

Distribuição

O Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), do Campus Sorocaba, foi contemplado com o maior volume de recursos – R$ 816.291,40, representando 45,25% do total –, destinados aos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA), de Ciência dos Materiais (PPGCM), de Engenharia de Produção (PPGEP-S) e de Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR). O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) receberá R$ 394.831,47 (21,89% do total), para os programas de Ciências Ambientais (PPGCAm), Enfermagem (PPGEnf) e Terapia Ocupacional (PPGTO). Para o Centro de Ciências Agrárias (CCA), serão destinados R$ 371.006,92 (20,57% do total), com subprojetos dos programas de pós-graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA) e em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados (PPGPVBA). O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), receberá R$ 148.870,21 (8,25% do total), e o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), R$ 73.000,00 (4,05%).

Metas

“Esta é uma primeira ação de um programa de apoio aos programas de pós-graduação recém-criados ou em fase de consolidação que estamos estruturando, em parceria com o Conselho de Pós-Graduação. O volume de recursos dirigido ao CCTS expressa com clareza os objetivos desse programa de consolidação e qualificação de novos cursos de pós-graduação, uma vez que o Campus Sorocaba concentra o maior conjunto desses casos. Com o crescimento da UFSCar e a chegada de tantos novos docentes, é imprescindível que tenhamos essa atenção especial, visando potencializar ainda mais a capacidade instalada na Instituição. Também já estamos realizando visitas aos programas, para debate e orientações relacionadas à avaliação da Capes, e novas iniciativas deverão ser implantadas em breve”, relata a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar, Débora Cristina Morato Pinto. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do Pró-Equipamentos, e certos de que esses recursos serão muito importantes no processo de consolidação dos programas e de um desenvolvimento ainda maior da pesquisa realizada na Universidade”, complementa.

Desde 2008, quando foram iniciados os editais Pró-Equipamentos, a UFSCar já foi contemplada com recursos da ordem de R$ 9,5 milhões, com a seguinte distribuição entre os Centros: 26,83% para o CCET, 25,25% para o CCTS, 18,69% para o CCBS, 17,22% para o CECH e 12,02% para o CCA. Outras informações podem ser obtidas no site da ProPG.

Comentários desativados em UFSCar conquista R$ 1,8 milhão para programas de pós-graduação em fase de implantação ou consolidação

Filed under Pós-graduação