UFSCar celebra 20 anos das atividades de gestão ambiental na Instituição com debate sobre o Sistema de Gestão Ambiental da Universidade

No último dia 16, a UFSCar celebrou os 20 anos das atividades de gestão ambiental na Instituição, em evento que reuniu gestores, servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes no Campus São Carlos da Universidade. O encontro foi realizado pela recém criada Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar, em data que remete à criação da Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente (CEMA) da Universidade, no ano de 1993. A abertura do evento foi realizada pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, que destacou a importância de relembrar a história da gestão ambiental na Universidade. “Estamos em um momento muito especial, vivendo a implantação do Sistema de Gestão Ambiental da UFSCar e envolvendo a comunidade acadêmica nesse processo. Por isso, é extremamente importante reunir aqueles que foram gestores da antiga CEMA, para que eles contem a história da gestão ambiental da UFSCar e possamos não somente aprender com o passado, mas também valorizar todo o esforço feito nos últimos 20 anos”, afirmou o dirigente.

Ex-gestores recuperaram a história da gestão ambiental na UFSCar. Na foto, da esquerda para a direita: Nemésio Neves Batista Salvador, José Salatiel Rodrigues Pires (atual Secretário), Maria Inês Salgueiro Lima, Haydee Torres de Oliveira e Maria da Graça Gama Melão (Foto: CCS/UFSCar)

O Secretário Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar, José Salatiel Rodrigues Pires, ressaltou os caminhos que a Universidade percorreu até chegar ao planejamento do Sistema de Gestão Ambiental. “Faço questão de agradecer a todos que trabalharam na antiga CEMA e contribuíram com o modelo de gestão ambiental que desenvolvemos na UFSCar. A gestão ambiental na Universidade não começou há 20 anos, com a criação da CEMA. Antes disso, diversos projetos já eram desenvolvidos nesse sentido, e a existência da Coordenadoria consolidou todas essas ações”, destacou Salatiel. “O nosso Sistema de Gestão Ambiental tem base na experiência do que fizemos até hoje e objetiva ‘internalizar’ a sustentabilidade, fazer com que ela se torne parte do dia a dia de toda a comunidade universitária. Concomitantemente, vivemos o processo de implantação do projeto Esplanada Sustentável, do Governo Federal, que prega a sustentabilidade e a consequente economia de recursos naturais e financeiros, o que também é um enorme desafio. A UFSCar é uma universidade que valoriza o pioneirismo, e gosta de enfrentar desafios”, complementou o Secretário.

Durante o evento, os servidores que estiveram à frente da CEMA fizeram apresentações recuperando a história da gestão ambiental na UFSCar. Foram lembradas a criação da Unidade de Gestão de Resíduos (UGR); o Programa de Educação Ambiental (PEAm); o planejamento e a ocupação das áreas urbanizadas; e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que institucionalizou a ambientalização das atividades acadêmicas, dentre diversos outros pontos. Após as apresentações, a Diretora de Planejamento e Gestão Ambiental da SGAS, Erica Pugliesi, apresentou o Sistema de Gestão Ambiental da UFSCar. “O Sistema compreende uma estrutura preventiva, o planejamento ambiental de todas as ações realizadas na Universidade. Queremos transformar a UFSCar em um modelo sustentável, e dar o exemplo para nossos estudantes e para toda a comunidade. Para isso, precisamos redefinir a política ambiental junto à comunidade e realizar um diagnóstico apurado do cenário que encontramos hoje. Precisamos adotar um sistema de gestão também para que as informações ambientais sejam produzidas e disponibilizadas, aperfeiçoando a gestão da universidade”, comentou Pugliesi.

Comentários desativados em UFSCar celebra 20 anos das atividades de gestão ambiental na Instituição com debate sobre o Sistema de Gestão Ambiental da Universidade

Filed under Gestão ambiental

Comments are closed.