No início deste mês, a UFSCar assinou convênio com o Ministério da Cultura (MinC) para viabilização da Rede Universitária de Pontos de Cultura MinC-UFSCar, que permitirá a criação de seis Pontos de Cultura em São Carlos com apoio da Universidade e financiamento do Ministério. Por meio do convênio, a Instituição receberá R$ 684 mil para distribuição entre os projetos, que serão selecionados por meio de edital.
Já a partir do próximo mês de agosto, a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar realizará chamada pública para apresentação da proposta da Rede a todos os interessados em propor projetos de Pontos de Cultura e debate sobre o modelo de edital a ser adotado. Os seis projetos selecionados terão apoio da Universidade em diferentes frentes. A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI) apoiará a gestão dos recursos repassados pelo MinC, acompanhando sua utilização e a prestação de contas. O grande diferencial da proposta, no entanto, é a previsão de investimento em capacitação relacionada à gestão dos Pontos de Cultura, identificada como um obstáculo comum na manutenção e sucesso das atividades realizadas. Com experiência na gestão de projetos culturais, a participação da Universidade nesse acompanhamento da gestão visa justamente equacionar as dificuldades práticas que muitas vezes enfraquecem o desenvolvimento das produções dos Pontos de Cultura.
Também nesse sentido, docentes da Universidade estão sendo mobilizados para apoiar a proposta. Nesse processo, a coordenadora do projeto de extensão que concretizou a Rede, Luciana Salazar Salgado, do Departamento de Letras, será responsável pela interlocução com os grupos interessados em participar do edital, e, posteriormente, com os selecionados. A partir do resultado da seleção, docentes de áreas afins às atividades propostas pelos Pontos deverão apoiar cada um dos projetos, além de estudantes de graduação com bolsas de extensão.
O Coordenador de Cultura da ProEx, Wilson Alves Bezerra, explica que a proposta da Rede abarca as demandas culturais da cidade, bem como a missão da Universidade de produzir e difundir conhecimento, respeitando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que envolve docentes e estudantes. “Trata-se de um novo projeto, que vem responder à política de extensão da UFSCar, às políticas culturais do MinC e às demandas de São Carlos. O nosso interesse é promover a articulação entre os saberes da Universidade e os saberes dos grupos que fazem produção cultural na cidade. Para isso, estamos oferecendo apoio em todas as vertentes possíveis, contemplando a elaboração das atividades, a gestão de recursos e o acompanhamento dos projetos, o que dá a todos segurança para promover as atividades da melhor forma possível, respeitando as necessidades de trabalho dos grupos. A nossa expectativa é que o sucesso dessa primeira etapa possibilite a continuidade, e queremos estender também para as outras cidades que possuem campi da UFSCar”, explica Bezerra.
Pontos de Cultura
Os Pontos de Cultura são a base do programa Cultura Viva, criado em 2004 pelo MinC com o objetivo de potencializar iniciativas já existentes no País e formar uma rede de criação e gestão cultural. Os Pontos agregam agentes culturais visando articular e impulsionar um conjunto de ações em suas comunidade e, também, entre comunidades. Mais informações sobre o Cultura Viva e os Pontos de Cultura podem ser conferidas no site do Ministério.