No início de agosto, a UFSCar esteve representada no “IV Foro Regional Responsabilidad Social Territorial – Tendencias en America Latina y el Caribe”. Organizado pelo Observatório de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc) da Unesco, o evento foi realizado na cidade de Cartagena, na Colômbia, e contou com a participação de quatro universidades brasileiras.
O Coordenador de Ingresso na Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, Wagner Souza dos Santos, apresentou trabalho sobre o ingresso de estudantes indígenas e e em situação de refúgio na UFSCar, abordando os princípios da diversidade e equidade e destacando o acompanhamento pedagógico oferecido pela Universidade. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com a Pró-Reitora de Graduação, Claudia Raimundo Reyes, e com a Coordenadora de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes da ProGrad, Thaís Juliana Palomino. O convite para a apresentação da experiência da UFSCar surgiu da participação da Universidade no II Encontro de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras, realizado em junho.
No Fórum, foram apresentados 103 trabalhos relacionados à temática da responsabilidade social territorial, com a presença de mais de 450 instituições de 17 países. Os trabalhos foram enquadrados em cinco temas: Patrimônio, Educação, Equidade, Governança e Meio Ambiente. Ao final do encontro, foi assinado o Manifesto de Cartagena, com diretrizes para a oferta de Educação Superior ancorada em princípios que tratam da construção de relações territoriais reumanizadoras e da valorização de lógicas de convivência.