UFSCar 45 Anos: Em cerimônia de homenagem, Reitor destaca papel de todos os integrantes da comunidade universitária na construção da Instituição

igem

Equipe que recebeu medalha de ouro em competição internacional de Biologia Sintética recebe homenagem das mãos do Reitor e do Vice-Reitor da UFSCar (Foto: Heber Macedo – Coordenadoria de Comunicação Social/UFSCar)

Encerrando as comemorações dos seus 45 anos, a UFSCar realizou, na última terça-feira (15/12), cerimônia de homenagem aos integrantes da comunidade universitária. Na ocasião, foram homenageados 117 servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação e pós-doutorandos que tiveram trabalhos premiados ao longo de 2015 e 46 integrantes da comunidade universitária que contribuíram para o desenvolvimento da propriedade intelectual na Universidade, com solicitação de seis pedidos de patentes, cinco de registros de programas de computador e nove pedidos de registro de marcas ao longo do ano. Por fim, também foram homenageados os 28 servidores que contribuem há mais tempo com a Universidade, estando na Instituição há 40 anos ou mais. A lista completa dos homenageados pode ser conferida aqui.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destacou o papel de cada um dos integrantes da comunidade universitária na construção da UFSCar e no reconhecimento da Instituição como uma universidade caracterizada pela excelência acadêmica com compromisso social. “Continuamos contando com todos vocês para a continuidade desse desenvolvimento”, afirmou o dirigente. Já o Vice-Reitor, Adilson de Oliveira, destacou como, no mesmo momento em que são homenageados os servidores com mais de 40 anos de UFSCar, a Universidade conta com um grande número de servidores que ainda não chegaram aos 40 anos de idade. “Este é um momento de grandes transformações para a UFSCar, em que mais da metade do nosso quadro de servidores está na Instituição há cinco anos ou mesmo. Nesse contexto, destacamos a relevância da inspiração suscitada por esses servidores que há tanto tempo se dedicam à nossa UFSCar”, registrou o Vice-Reitor.

Já a Diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, chamou a atenção para o fato de que muitos dos homenageados pelo recebimento de prêmios também o foram por suas contribuições ao desenvolvimento da propriedade intelectual. “A inovação só é concretizada se houver conhecimento que a sustente, e essa coincidência entre as homenagens é um indicador dessa relação. Além desse ponto, acredito que essa cerimônia destaca o caráter multidisciplinar da UFSCar, por termos homenageados de todos os Centros Acadêmicos, bem como o acolhimento e reconhecimento da Instituição a todos os engajados em atividades de transferência de tecnologia. Assim, aproveito a oportunidade para convidar todos os integrantes da comunidade a se aproximarem da Agência de Inovação”, afirmou Torkomian.

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a Diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Sheyla Mara Baptista Serra; o Vice-Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Paulo Teixeira Lacava; e, representando a Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas, o docente do Departamento de Ciências Sociais Marcelo Coutinho Vargas. Além das homenagens já mencionadas, receberam homenagens especiais os docentes do Departamento de Engenharia de Materiais Edgar Dutra Zanotto e Victor Carlos Pandolfelli, que tiveram trabalhos premiados incluídos em todas as cerimônias de homenagem desde 2010, quando a tradição foi inaugurada no marco das comemorações dos 40 anos da UFSCar.

Comentários desativados em UFSCar 45 Anos: Em cerimônia de homenagem, Reitor destaca papel de todos os integrantes da comunidade universitária na construção da Instituição

Filed under Homenagens

Comments are closed.