igem

Equipe que recebeu medalha de ouro em competição internacional de Biologia Sintética recebe homenagem das mãos do Reitor e do Vice-Reitor da UFSCar (Foto: Heber Macedo – Coordenadoria de Comunicação Social/UFSCar)

Encerrando as comemorações dos seus 45 anos, a UFSCar realizou, na última terça-feira (15/12), cerimônia de homenagem aos integrantes da comunidade universitária. Na ocasião, foram homenageados 117 servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação e pós-doutorandos que tiveram trabalhos premiados ao longo de 2015 e 46 integrantes da comunidade universitária que contribuíram para o desenvolvimento da propriedade intelectual na Universidade, com solicitação de seis pedidos de patentes, cinco de registros de programas de computador e nove pedidos de registro de marcas ao longo do ano. Por fim, também foram homenageados os 28 servidores que contribuem há mais tempo com a Universidade, estando na Instituição há 40 anos ou mais. A lista completa dos homenageados pode ser conferida aqui.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destacou o papel de cada um dos integrantes da comunidade universitária na construção da UFSCar e no reconhecimento da Instituição como uma universidade caracterizada pela excelência acadêmica com compromisso social. “Continuamos contando com todos vocês para a continuidade desse desenvolvimento”, afirmou o dirigente. Já o Vice-Reitor, Adilson de Oliveira, destacou como, no mesmo momento em que são homenageados os servidores com mais de 40 anos de UFSCar, a Universidade conta com um grande número de servidores que ainda não chegaram aos 40 anos de idade. “Este é um momento de grandes transformações para a UFSCar, em que mais da metade do nosso quadro de servidores está na Instituição há cinco anos ou mesmo. Nesse contexto, destacamos a relevância da inspiração suscitada por esses servidores que há tanto tempo se dedicam à nossa UFSCar”, registrou o Vice-Reitor.

Já a Diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, chamou a atenção para o fato de que muitos dos homenageados pelo recebimento de prêmios também o foram por suas contribuições ao desenvolvimento da propriedade intelectual. “A inovação só é concretizada se houver conhecimento que a sustente, e essa coincidência entre as homenagens é um indicador dessa relação. Além desse ponto, acredito que essa cerimônia destaca o caráter multidisciplinar da UFSCar, por termos homenageados de todos os Centros Acadêmicos, bem como o acolhimento e reconhecimento da Instituição a todos os engajados em atividades de transferência de tecnologia. Assim, aproveito a oportunidade para convidar todos os integrantes da comunidade a se aproximarem da Agência de Inovação”, afirmou Torkomian.

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a Diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Sheyla Mara Baptista Serra; o Vice-Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Paulo Teixeira Lacava; e, representando a Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas, o docente do Departamento de Ciências Sociais Marcelo Coutinho Vargas. Além das homenagens já mencionadas, receberam homenagens especiais os docentes do Departamento de Engenharia de Materiais Edgar Dutra Zanotto e Victor Carlos Pandolfelli, que tiveram trabalhos premiados incluídos em todas as cerimônias de homenagem desde 2010, quando a tradição foi inaugurada no marco das comemorações dos 40 anos da UFSCar.

Comentários desativados em UFSCar 45 Anos: Em cerimônia de homenagem, Reitor destaca papel de todos os integrantes da comunidade universitária na construção da Instituição

Filed under Homenagens