UAC apresenta relato sobre tutoria de estágio no Congresso Brasileiro de Educação

A professora da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar Gabriella Pizzolante da Silva apresentou, em evento da área de Educação realizado no final do mês passado, trabalho sobre tutoria de estágio que desenvolveu junto à Unidade. A apresentação aconteceu no 5º Congresso Brasileiro de Educação, realizado no campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com o tema “Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas”. Com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), Silva apresentou o trabalho “Tutoria de Estágio: contribuições à formação inicial de professores”, com coautoria da Coordenadora Pedagógica da UAC, Maria José da Silva Rocha.

O trabalho apresenta a experiência desenvolvida na UAC com a tutoria de estágios curriculares, a partir de projeto de extensão que, por meio de encontros, leituras e debates de textos, busca desenvolver o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de aprimorar a proposta pedagógica da Unidade. A proposta promove o diálogo entre estagiárias e professoras com mais experiência, com foco não somente na formação das estagiárias, mas também na construção de um espaço de diálogo, de troca de saberes e conhecimentos, contribuindo assim ao mesmo tempo para a formação inicial de futuros professores e para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade junto às crianças.

“Como elemento essencial de síntese desses encontros, as estagiárias apresentam, ao final do projeto, um relatório contendo análises e reflexões sobre a articulação entre os saberes construídos a partir de suas próprias experiências e a fundamentação teórica que foi trabalhada. Com o desenvolvimento do projeto de extensão, percebemos a importância do estágio se configurar como um momento de inserção na realidade em que o futuro profissional irá atuar. Nesse sentido, a tutoria de estágio é entendida como uma oportunidade de formação inicial, que oferece ferramentas às estagiárias para compreender, investigar e refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas, construindo, assim, sua identidade profissional. Essa postura é essencial para o desenvolvimento de um trabalho educativo significativo e coerente com o contexto da Educação Infantil”, afirma Silva.

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