Tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Física recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese

A tese de doutorado “Propriedades magnéticas de nanofios de cobalto auto-formados por deposição a laser pulsado”, defendida em fevereiro de 2012 no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2013, na categoria Astronomia/Física. A tese foi realizada por Pedro Schio de Noronha Muniz, sob orientação do professor Adilson de Oliveira e co-orientação de Victor Hugo Etgens, pesquisador da Université Pierre et Marie Curie – Paris VI, da França. Muniz também foi estudante de graduação e mestrado na UFSCar e, hoje, desenvolve seu pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), estando atualmente em estágio de pesquisa na Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

O Prêmio Capes de Tese, realizado desde 2005, é concedido anualmente às melhores teses defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, considerando os critérios de originalidade e qualidade. “Estou muito feliz com o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de quatro anos de estudos. Acredito que um dos ingredientes fundamentais para esse reconhecimento foi o trabalho em equipe. Sempre estive trabalhando com diversos pesquisadores, em diferentes subtópicos do trabalho, e isto fez com que pudesse aprender bastante, devido às experiências distintas dos colegas”, avalia Pedro Muniz. “O trabalho do Pedro já havia resultado em vários artigos publicados e, agora, temos mais esse resultado, que coroa também a parceria que mantemos desde 2000 com a Universidade Pierre et Marie Curie, parceria no âmbito da qual um outro trabalho de doutorado em co-tutela já havia sido desenvolvido”, complementa Adilson de Oliveira.

Comentários desativados em Tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Física recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese

Filed under Pós-graduação, Prêmios

Comments are closed.