O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, dando continuidade aos seus contatos com a Presidência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi informado de que, em até quatro meses, a taxa de transmissão de dados pela Internet aumentará sobremaneira nos campi São Carlos, Sorocaba e Araras. Em São Carlos, a taxa passará dos atuais 155 Mbps para 10 Gbps, o que significa que ficará aproximadamente 64 vezes mais rápida. Em Sorocaba, a taxa ficará cerca de 375 vezes mais rápida, passando de 8 Mbps para 3 Gbps. Em Araras, a taxa passa a ser de 1 Gbps, o que significa que ficará cerca de 100 vezes mais rápida que os atuais 10 Mbps.
Esse aumento permitirá o desenvolvimento de aplicações avançadas em tecnologia de informação nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Essas aplicações incluem os impactos positivos nas atividades de educação a distância; a realização de videoconferências e webconferências no suporte a reuniões dos órgãos colegiados, defesas de mestrado e doutorado, reuniões virtuais etc.; dentre outras. Além dos ganhos institucionais, a mudança representará ganhos significativos no uso da Internet pelos integrantes da comunidade universitária. Isto porque, hoje, a taxa média de transmissão por usuário – calculada dividindo-se a taxa total pelo número total de servidores e estudantes nos campi – é cerca de três vezes maior nos campi Araras e São Carlos em relação a Sorocaba. Com o aprimoramento, a taxa média de transmissão por usuário passará a ser praticamente a mesma nos três campi (cerca de 1 Mbps).

Comentários desativados em Taxa de transmissão de dados pela Internet em São Carlos aumentará de 155 Mbps para 10 Gbps; em Sorocaba de 8 Mbps para 3 Gbps; e em Araras de 10 Mbps para 1 Gbps

Filed under Infraestrutura