Taxa de transmissão de dados pela Internet aumenta significativamente nos três campi da UFSCar

Já estão em funcionamento os novos links de acesso à Internet nos três campi da UFSCar, em Araras, São Carlos e Sorocaba, que aumentaram sobremaneira a taxa de transmissão de dados na Instituição. Em Araras, a taxa agora é de 1 Gbps, ou seja, 100 vezes mais rápida que os 10 Mbps providos anteriormente. Em São Carlos, a taxa passou de 155 Mbps para 10 Gbps, o que significa um aumento de 64 vezes na velocidade da conexão. Em Sorocaba, a taxa ficou cerca de 375 vezes mais rápida, passando de 8 Mbps para 3 Gbps.  Os novos links são providos pela empresa de telecomunicações Vivo e gerenciados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O aumento é resultado de negociações da UFSCar com a Presidência da RNP, conforme já noticiado aqui no Blog da Reitoria.
A Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar informa que é possível haver algumas instabilidades na conexão à Internet durante o processo de adaptação, devido ao uso de novos equipamentos. Com o objetivo de, no futuro, diminuir as instabilidades e interrupções na transmissão causadas por quaisquer motivos, a SIn também elaborou um plano de interconexão entre os campi, que permitirá a redundância dos links. Ou seja, se houver instabilidade ou interrupção na conexão em um dos campi, a transmissão no local poderá ser feita através dos links instalados nos demais, até que se corrijam os problemas identificados. O plano será agora encaminhado à apreciação da RNP, visando sua implantação futura.

Comentários desativados em Taxa de transmissão de dados pela Internet aumenta significativamente nos três campi da UFSCar

Filed under Infraestrutura

Comments are closed.