SRInter participa do maior evento brasileiro de promoção das relações internacionais na Educação Superior

faubai_ve

Secretária de Relações Internacionais da UFSCar – terceira da esquerda para a direita na primeira fileira – no encontro com universidades russas realizado na Unesp, em São Paulo (Foto: Divulgação)

A Secretária de Relações Internacionais da UFSCar, Camila Höfling, participou da XXVII Conferência Anual do Faubai, associação que congrega gestores da área de relações internacionais das instituições de Ensino Superior brasileiras. O evento, realizado de 25 a 29 de abril em Cuiabá, no Mato Grosso, reuniu nesta edição cerca de 500 participantes, dos quais mais de 300 eram representantes de universidades estrangeiras. A conferência, que é considerada o maior evento brasileiro de promoção das relações internacionais na Educação Superior, teve neste ano o tema “Criando parcerias sustentáveis por meio de uma internacionalização equitativa”.

A programação do evento teve palestras e mesas-redondas, workshops, sessões de apresentação de trabalhos e atividades de matchmaking, que são os momentos em que os representantes das universidades brasileiras e estrangeiras apresentam suas instituições com o objetivo de identificar interesses comuns e possibilidades de colaboração futura. Este fomento a novas parcerias é justamente um dos principais objetivos da Conferência do Faubai, juntamente com a promoção do aprimoramento da gestão de políticas e programas de internacionalização das universidades brasileiras.

“Tivemos apresentações e debates muito importantes, sobre os programas Ciência sem Fronteiras e Idiomas sem Fronteiras, dentre outros temas, como por exemplo o que tem sido chamado de ‘internationalization at home’, processo que foca o processo de internacionalização nas próprias universidades brasileiras, com a oferta de disciplinas em línguas estrangeiras, o fortalecimento de programas de mestrado e doutorado sanduíche, dentre outras ações. Outro ponto muito discutido foi o EMI [English as a Medium of Instruction], tema no qual especialistas em ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua estrangeira discutiram os entraves e possíveis soluções e encaminhamentos justamente para a questão da oferta de disciplinas e cursos em Inglês nas universidades brasileiras”, conta a Secretária, destacando seu interesse particular de pesquisa sobre esse último assunto, uma vez que é docente da área de Língua Inglesa do Departamento de Letras. “Além dos debates, a oportunidade de estabelecimento de novos contatos ou fortalecimento de vínculos com universidades estrangeiros é ímpar. Esse é um processo ao mesmo tempo imprescindível e lento. A partir desses contatos iniciais, abre-se a possibilidade de firmarmos convênios mais gerais, que chamamos de ‘guarda-chuva’, no âmbito dos quais empreendemos esforços de prospecção das áreas de interesse nas quais podem vir a surgir as colaborações mais específicas”, explica Höfling.

Um dos contatos que pôde ser estreitado durante a Conferência do Faubai foi com a delegação de universidades russas com as quais a Secretária da UFSCar já havia se reunido no dia 24 de abril, em São Paulo, em encontro realizado na Universidade Estadual Paulista que contou com a participação de outras universidades do Estado. Participaram da reunião representantes de 13 universidades russas, que se destacam especialmente nas áreas de Ciências Agrárias e das Engenharias. A visita da delegação russa ao Brasil – com a presença do Vice-Ministro de Ciência e Educação russo, Alexander Povalko – integra o programa “5-100”, voltado à internacionalização e à excelência acadêmica nas universidades da Federação Russa. Além dos compromissos em São Paulo e da participação no evento do Faubai, a delegação teve compromissos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a participação da UFSCar na Conferência do Faubai e os contatos estabelecidos com as universidades russas podem ser obtidas pelo e-mail camila-srinter@ufscar.br.

Comentários desativados em SRInter participa do maior evento brasileiro de promoção das relações internacionais na Educação Superior

Filed under Internacionalização

Comments are closed.