Participantes de universidades brasileiras e canadenses trocam informações sobre atividades de ensino e pesquisa nas instituições (Foto: Marcelo Gonçalves – UNIFAE)

A Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar, Camila Hofling, acompanhada do secretário executivo da Secretaria de Relações Internacionais (SRInter) Marcelo Fila Pecenin, representou a Universidade em evento organizado pelo Consulado do Canadá em São Paulo para colocar em contato universidades brasileiras e canadenses. Quinze universidades canadenses estiveram presentes, e apresentaram as oportunidades de mobilidade acadêmica que oferecem para estudantes e docentes, e seus representantes puderam conhecer também os trabalhos das universidades do País. Segundo Pecenin, as universidades estrangeiras presentes estavam motivadas, em grande medida, pelo desempenho dos alunos da UFSCar no Programa Ciência sem Fronteiras, e mostraram interesse no estabelecimento de parcerias para desenvolver atividades acadêmicas e científicas. “Além do interesse natural pelos programas de pós-graduação consolidados na UFSCar, chamou atenção dos representantes canadenses o crescimento da internacionalização nos programas em geral. Outro tópico de nossa apresentação que também se destacou foi a proposta do Campus Lagoa do Sino, baseada no desenvolvimento sustentável e voltada à preservação da vocação econômica da região na qual está localizado”, relata Pecenin.

Ele menciona, ainda, que após ouvir a apresentação sobre a UFSCar e receber material de divulgação da Universidade, a consulesa do Canadá, Anouk Bergeron-Laliberté, comprometeu-se a encontrar interesses acadêmicos e científicos convergentes junto às universidades canadenses participantes do encontro, principalmente temas de pesquisa comuns, com o objetivo de celebrar acordos de cooperação e o desenvolvimento conjunto de atividades.

Comentários desativados em SRInter participa de evento para promover contato entre universidades brasileiras e canadenses

Filed under Eventos, Internacionalização