SIGA: Com novo sistema em funcionamento, ProGrad e SIn iniciam capacitação com servidores da Universidade

siga_capacitacao

Servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar se reúnem em capacitação para o uso do novo sistema de gestão acadêmica (Foto: Enzo Kuratomi – CCS/UFSCar)

Com o lançamento e entrada em funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), concretizados na última semana, as equipes da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e da Secretaria Geral de Informática (SIn) deram início às atividades de capacitação dos servidores docentes e técnico-administrativos para operação do Sistema. Assim, na última quinta-feira (12/11), os coordenadores de cursos, chefes de departamentos e secretários das respectivas unidades se reuniram no Teatro Universitário Florestan Fernandes para terem o primeiro contato com as novas funcionalidades do SIGA.

Na apresentação, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Maria Silvia de Assis Moura, destacou os esforços dos diferentes envolvidos nos processos de elaboração e implantação do SIGA e as expectativas de otimização dos processos realizados por meio do novo sistema. “Estamos inaugurando um sistema mais moderno e mais seguro, que irá melhorar a eficiência dos processos. É natural que aqueles que estão muito familiarizados com o ProGradWeb estranhem no começo, e até mesmo por isso contamos com as contribuições de todos para que possamos sempre aprimorar este novo sistema. Foi um processo longo e complexo para que pudéssemos apresentar o SIGA. Gostaria de lembrar as contribuições de Happy Serenone Silva, Chefe do Departamento de Sistemas de Informações Administrativos (DeSIA) da SIn, e de Mara Silvia Aparecida Nucci Morassutti, que chefiou a antiga Divisão de Controle Acadêmico da ProGrad durante grande parte do desenvolvimento, que foram pessoas fundamentais nesse processo, e, nas pessoas deles, agradecer a todos que participaram”, declarou Moura.

Para apresentar os processos de oferta de turmas e mapas de inscrição, os primeiros a serem realizados no novo sistema, o Diretor da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA), Fernando Moura Fabri Petrilli, e o servidor da DeSIA Rogério Jerônimo Gentil detalharam os procedimentos e tiraram dúvidas dos participantes. Os servidores dos campi Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba participaram por meio de webconferência e puderam enviar online suas dúvidas e contribuições. Outras capacitações serão promovidas de acordo com as necessidades de utilização, conforme o calendário acadêmico. As equipes da SIn e da ProGrad já estão preparando tutoriais para as próximas etapas. Por enquanto, apenas os coordenadores de curso e chefes de departamento utilizarão o SIGA e, nas próximas semanas, os secretários dessas unidades também terão acesso ao Sistema. Para os estudantes, o acesso será disponibilizado até o final deste período letivo. As próximas inscrições em disciplinas já serão feitas no SIGA, e o ProGradWeb ainda pode ser utilizado para a consulta de informações e emissão de documentos.

Sistemas de gestão acadêmica

O processo de desenvolvimento do SIGA teve início em meados de 2012, quando a SIn realizou um estudo junto à ProGrad para identificar as necessidades para o novo sistema. Subsidiada pelo conhecimento adquirido ao longo dos anos de funcionamento do ProGradWeb, a equipe da SIn desenhou o processo de reengenharia do Sistema para contemplar novas demandas da Universidade e utilizar tecnologias mais modernas. A princípio, uma empresa, contratada por meio de licitação, desenvolveria o Sistema, cabendo à Secretaria assumir sua manutenção e atualização. Entretanto, em razão de dificuldades técnicas para contemplar as especificidades do desenvolvimento, o contrato com a empresa precisou ser rescindido no segundo semestre de 2014, e a SIn assumiu integralmente o processo. Durante o desenvolvimento, também foram consideradas, dentre várias outras contribuições, as sugestões decorrentes dos debates realizados no I Fórum Integração UFSCar: Serviços de Secretarias Acadêmicas.

O SIGA é o quinto sistema informatizado de gestão acadêmica dos cursos de graduação da Universidade. Happy Serenone Silva, que é servidor da UFSCar desde o final da década de 1980, conta que o crescimento da Universidade e as evoluções tecnológicas foram acompanhados pelas mudanças nos sistemas. Até meados de 1993, a gestão acadêmica era feita por meio de um sistema próprio, operado por computadores alocados na antiga Divisão de Processamento de Dados da Universidade. As inscrições em disciplinas eram feitas em papel pelos estudantes e entregues à Divisão, que digitalizava as informações. Esse sistema foi substituído pelo Sistema de Administração Universitária, que possuía diversos módulos para atender as unidades da Instituição. O chamado “SAU-5” foi utilizado até 1997, quando foi lançado o sistema conhecido como “ProGradinho”, desenvolvido pela Universidade. Bastante moderno para a época, o sistema era instalado em alguns computadores da UFSCar, e representou um grande avanço na informatização dos procedimentos, que podiam ser realizados diretamente pelos estudantes nas máquinas disponíveis.

Já no final da década de 1990, a Universidade deu início ao planejamento do ProGradWeb, o primeiro sistema de gestão acadêmica online a ser utilizado pela UFSCar, desenvolvido por uma empresa contratada, em constante diálogo com a SIn. O Sistema foi lançado em 2003, quando a Universidade possuía cerca de cinco mil estudantes de graduação (um terço do número atual) e apenas dois campi. Desde então, diversas modificações foram feitas para contemplar o crescimento da Universidade e as mudanças nos procedimentos administrativos. “Quando comecei a trabalhar no setor de informática da UFSCar, em 1987, as informações eram registradas em computadores de tela verde. Desde então, foram muitas mudanças até chegarmos ao processo de reengenharia do ProGradWeb, que deu origem ao projeto do SIGA. Os sistemas online de gestão acadêmica são intrinsecamente dinâmicos, no momento em que os entregamos eles já necessitam de mudanças. É por isso que a equipe da SIn, responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas trabalha conjuntamente com a ProGrad e com o restante da Universidade, para podermos oferecer funcionalidades que contemplem as necessidades do dia a dia de todos”, afirma Silva.

Comentários desativados em SIGA: Com novo sistema em funcionamento, ProGrad e SIn iniciam capacitação com servidores da Universidade

Filed under Acesso à informação, Gestão, Graduação

Comments are closed.